Resenha: A Libélula no Âmbar (Outlander#2)

09:00

Título: A Libélula no Âmbar
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 944
Classificação: 3/5

Quem já me acompanha aqui no blog há algum tempo deve ter percebido que eu me tornei uma grande fã de Outlander, tanto da série (ela está disponível na Netflix!) quanto dos livros. Então, estou aqui mais uma vez para resenhar outro livro da Diana Gabaldon, o segundo volume de Outlander. Espero que vocês gostem dessa história tanto quanto eu.

"Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.

O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Mesmo com tudo o que conhece sobre o futuro, como será possível salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?"

Escócia, 1968

Vinte e três anos se passaram desde que Claire Fraser/Randall passou pela fenda nas pedras, em Craigh Na Dun. Ela retornou para o seu tempo — 1948, três anos depois de seu desaparecimento — deixando o seu grande amor para trás, o guerreiro ruivo e escocês Jaime Fraser. E como forma de tentar esquecer tudo o que viveu na Escócia, Claire retomou o seu casamento com Frank Randall e juntos os dois se mudaram apara Boston, nos Estados Unidos.

Porém, após um tempo desde a morte de Frank, Claire resolve viajar para a Escócia junto de sua filha Brianna. Juntas as duas retornam às Terras Altas em buscas de respostas. Elas conhecem Roger, o filho adotivo do falecido revendo, que está trabalhando  na organização  de livros e documentos sobre as histórias das revoltas escocesas, o que inclui a batalha de Culloden. Claire resolve aproveitar dessa oportunidade para tentar descobrir o que aconteceu com Jaime, se ele realmente morreu no campo de batalha como ele havia prometido, e também aproveita para contar a história de seu passado para Brianna.

"— Eu amava Frank — falei em voz baixa, sem olhar para Bree. — Eu o amava muito. Mas a essa altura, Jamie era meu coração e o ar que eu respirava. Não podia deixá-lo. Eu não podia — disse, erguendo a cabeça de repente para Bree, numa súplica. Ela retribuiu o olhar, o rosto impassível."
 França, 1744

Aos poucos a Escócia deixou de ser um lugar seguro para Jaime Fraser, que era um fugitivo e que já tinha sofrido nas mãos de "Black Jack", de maneira que ele e Claire são obrigados a deixar o país e resolvem se refugiar na França. Lá parece um ótimo local para recomeçar uma nova vida, sem contar que também é uma grande oportunidade para ele apoiar a causa jacobita — graças aos conhecimentos de Claire os dois estão decididos a tentar evitar a batalha de Culloden, que irá culminar na morte de vários habitantes da Terra Alta, então os dois decidem tentar impedir que os planos do príncipe Charles Stuart cheguem ao ponto da batalha final.

"Em determinado momento, isso é tudo que se pode fazer. E você aprende a não se desesperar por todos aqueles que não pode ajudar, mas apenas fazer o que pode."

A vida em Paris é muito diferente da que eles levavam na Escócia, e entre essas principais diferenças está o luxo da nova vida que levam — cortesia de um primo de Jaime, que o deixou responsável para cuidar com os seus negócios ali na cidade.

Porém, apesar de todas as coisas boas que estão acontecendo nesses últimos tempos o casamento de Claire e Jaime parece está seguindo na direção contrária. Mesmo com um bebê a caminho os dois não poderiam estar mais distantes um do outro, sem contar que as atividades de Jaime envolvendo a política fazem com que ele passe muito tempo longe de casa. Será preciso de muita dedicação e amor por parte de ambos para se manterem juntos durante esse período de dificuldade.

"— Eu sei — disse ele serenamente. — Eu realmente sei, querida. Deixe que eu lhe diga em seu sono o quanto eu a amo. Porque as palavras que lhe digo quando está acordada são sempre as mesmas, não são suficientes. Enquanto você dormir em meus braços, posso dizer-lhe coisas que soariam tolas e loucas e seus sonhos entenderão a verdade delas. Volte a dormir, mo duinne."

Assim como no livro anterior eu li "A Libélula no Âmbar" em uma questão de poucos dias, eu estava ansiosa para ver o que iria acontecer com a Claire e  Jaime (como eu amo esse casal). Porém, o que eu não gostei muito nesse livro foi que os acontecimentos (a maioria deles envolvendo política) se passaram de uma forma muito lenta, a  maior parte da ação foi deixada para o final.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nunca me cativou ler esses livros, nem ver a série e que coragem, porque esses livros são enormes =P

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mrs. Margot, tudo bem com você?
      Pra mim o que cativa em primeiro lugar é a sinopse, tem que me despertar o interesse, e durante a leitura se eu gostar da escrita do autor, da fluidez, eu sou capaz de ler mais de mil páginas. Quanto maior, melhor.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir