Resenha: Jogo de Espelhos

01:37

Título: Jogo de Espelhos
Autor(a): Cara Delevingne e Rowan Coleman
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 304
Classificação: 3/5

Existem alguns livros que me deixam fascinada, seja pela sinopse, pela capa ou pelo escritor. E no caso de "Jogos de Espelhos" me surpreendeu por dois motivos: a sinopse extremamente empolgante, que me deixou curiosa para descobrir um pouco mais sobre essa história e o fato da Cara Delevingne. Já conhecia o trabalho dela como modelo e atriz, então foi uma verdadeira surpresa descobrir que ela estava lançando um livro. E, no final, a leitura de "Jogo de Espelhos" foi surpreendente em inúmeros sentidos. 

"Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada. Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma.
Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem."

Para alguns jovens a adolescência é uma das melhores fases da vida, como se fosse um verdadeiro mar de rosas (cheio de festas, amizades e muita curtição), mas para outros é uma época bastante turbulenta e esse é o caso de quatro jovens: Naomi, Rose, Leo e Red. Red precisa lidar com os problemas de uma mãe alcoólica e um pai ausente; Leo leva uma vida simples ao lado de sua mãe e seu irmão mais velho está na prisão; Rose utiliza do sexo e de drogas para esconder alguns traumas antigos e não tem uma relação muito boa com sua madrasta e Naomi vive se escondendo atrás de perucas coloridas e maquiagens pesadas.

A vida caótica desses quatro parece melhorar quando eles se unem em uma banda de rock'n'roll: a Mirror, Mirror. Fi através da música que eles encontraram um modo parar ver o mundo de outra maneira, além de ganhar certa visibilidade e uma forte amizade entre todos os integrantes. Com toda certeza a Mirror, Mirror foi uma das melhores coisas que aconteceu na vida de Naomi, Rose, Leo e Red.

"Antes da banda, todos nós estávamos perdidos de algum jeito e, de repente, por algum motivo, nossa vida deslanchou. Juntos, éramos fortes, populares e rock'n'roll pra cacete. Para nós, a Naomi também se sentia assim. Achávamos que ela não precisava mais fugir. Até noite passada."
Porém, justo quando as coisas parecem estar bem um acontecimento os abala: Naiomi fugiu. Em tese isso não seria nada incomum, afinal de contas a jovem já tonha feito isso em ocasiões anteriores para poder chamar atenção. Contudo, seus amigos sabem que isso não é verdade, pois desde a criação da banda a situação tinha melhorado para eles e nos últimos dias antes de seu desaparecimento Nai parecia estar feliz, como se nada de errado lhe afligisse. Por que ela iria fugir? O que ela estava escondendo?
O rumo das investigações começa a tomar um rumo mais sombrio quando a polícia encontra Naomi entre a vida e a morte. Isso acaba sendo um choque enorme para o seu grupo de amigos, que está cada vez mais decidido a descobrir o que aconteceu com ela, os segredos que ela estava escondendo antes de seu repentino desaparecimento. Leo, Red e Rose se juntam para tentar descobrir algumas pistas e ao longo das investigações eles vão ter que ser fortes para continuarem unidos e isso acaba sendo uma verdadeira jornada para descobrirem mais sobre eles e suas amizades, afinal de contas o quão bem conhecemos as pessoas que estão ao nosso lado? 

"— Não me importa de onde as pessoas são, qual a cor da pele delas, quanto dinheiro elas têm, se gostam de homens ou mulheres, ou... ou... qualquer uma dessas merdas. Por que as pessoas não podem simplesmente ser pessoas?"

Um fator que eu gostei bastante foi a escrita, que está longe de ser algo formal e que se aproxima da linguagem de uma adolescente meio revoltada com a vida, foi uma escolha muito inteligente das palavras. E o livro é narrado por Red, que mostra o seu olhar sobre toda situação envolvendo Naomi, a situação caótica dentro de sua casa e os problemas pessoais de seus outros amigos (Leo e Rose).

E devo admitir que estava um pouco insegura com o livro, como que a Cara iria se sair com o seu primeiro romance (sei que ela escreveu junto da Rowan Coleman, mas, mesmo assim, eu tive as minhas dúvidas) e acabei sendo surpreendida. "Jogo de Espelhos" não conta uma história revolucionária e muito menos é um livro que vai mudar a vida de outras pessoas, mas para uma escritora estreante até que a Cara Delevingne se saiu muito bem. Ela em parceria com Rowan conseguiu construir uma história muito empolgante, as duas conseguiram me surpreender de maneira positiva!

You Might Also Like

0 comentários