Resenha: Adulta sim, madura nem sempre

00:00

Título: Adulta sim, madura nem sempre
Autor(a): Camila Fremder
Editora: Paralela
Número de páginas: 136
Classificação: 5/5

No final de 2018, eu entrei para um clube do livro junto das minhas amigas e outras garotas da minha faculdade. E, em dezembro, resolvemos trocar cartões com indicações de leituras (um amigo oculto muito fofo). Quem me tirou foi a Laura, do blog Nostalgia Cinza, e como ela só indica coisa boa eu fiz questão de comprar alguns dos livrinhos que ela me passou! O livro "Adulta sim, madura nem sempre" da Camila Fremder foi a minha primeira leitura de 2019, ou seja, uma ótima forma de começar o ano.

"A vida adulta chega de uma hora para outra e nem sempre estamos preparados para ela. E tudo bem.

Um dia você é a jovem moderna que ouve música alta e incomoda a vizinha. Num piscar de olhos é você quem está interfonando para o porteiro e reclamando, aos berros, do som da garota que mora no andar de cima. O que aconteceu? Simples: a vida adulta chegou. Quer dizer, não tem nada de simples.
Como Camila Fremder mostra neste seu novo livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas.
Saem de cena as noites agitadas e os dias sem grandes preocupações, sendo substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. Um livro que você não vai conseguir largar. A menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente."

Quando eu era criança, tinha o costume de idelizar como seria a minha vida no futuro, quando tivesse vinte e poucos anos. Na minha cabeça de 7 anos, eu já seria muito adulta aos 18 anos e com 20 já estaria com um estabilidade financeira. Como eu estava enganada. Agora, a medida que os anos vão passando, não posso negar que tenho um pouco de medo da vida adulta. Eu não estou preparada. Na verdade, como Camila Fremder mostra em seu livro, ninguém está preparado para assumir tantas responsabilidades, além das inseguranças que fazem parte do pacote. E ter um bebê apenas multiplica todas essas coisas.

Em "Adulta sim, madura nem sempre" reúne uma coletânea de crônicas escritas pela Camila, que aborda (de maneira bem humorada) a transição para a vida adulta. Ao longa das páginas, ela mostra que é natural sentir um pouco de medo e insegurança, e que não há nenhum problema em não ser maduro (ninguém nunca está velho para um lançamento do mundo pop). Camila mostra que não existe uma fórmula para se tornar adulta, mas que essa transição tem seus momentos divertidos.
“Ser adulta e ter medo de escuro é o meu maior dilema. Como vou tranquilizar meu filho quando ele acordar à noite com medo de escuro? Eu vou falar: ‘Ai, que bom que você também está acordado. Estou segurando o xixi há horas! Vamos comigo no banheiro? Eu sempre acho que vou ver alguém no espelho...’. Não duvido se esse diálogo acontecer.”

E mais louco do que virar um adulto cheio de responsabilidades, com boletos para pagar, é se tornar mãe. Em "Adulta sim, madura nem sempre", Camila conta sobre todas as fases de sua gravidez (desde o momento em que ela descobriu, o nascimento do Arthur  e os cuidados que tem com seu filho). Apesar de eu não ter filhos, não ter ideia de como funciona a maternidade, não pude deixar de rir com as histórias contadas por Camila. Ela tem o dom de deixar tudo mais divertido e engraçado, além de mostrar que as "fases sérias" da vida podem ser tratadas com leveza. 

Tenho apenas 22 anos e não vivi muitas coisas que Camila já vivenciou e experimentou, mas, apesar disso, consegui estabelecer um forte senso de identificação. Assim como ela, eu também amo muitas coisas do mundo pop (inclusive Mean Girls é um hino de filme), tenho medo do escuro (não posso escutar um barulho que já acho que é fantasma ou ladrão), também acho que alguém pode aparecer no espelho do banheiro, e não faço ideia de como manusear uma panela de pressão (eu nem chego perto, e sempre acho que vai explodir em algum momento).

"Porque ser adulto, no final das contas, é descobrir novos medos e enfrentá-los todos os dias."

Não sei se algum dia vou ser capaz de colocar em palavras o quanto que eu amei "Adulta sim, madura nem sempre", da Camila Fremder. A leitura é divertida, leve e com uma grande fluidez. Com toda certeza esse livro entrou para a minha lista dos favoritos, além de ter sido uma ótima escolha para começar o ano de 2019 com o pé direito. Então, se você gosta de crônica e de dar boas risadas, não deixe de conferir "Adulta sim, madura nem sempre".

You Might Also Like

0 comentários