Resenha: Só os Animais Salvam

04:00

Título: Só os Animais Salvam
Autor(a): Ceridwen Dovey
Editora: DarkSide Books
Número de páginas: 240
Classificação: 3/5
Comprar: Amazon

Como de costume a minha Laura, do blog Nostalgia Cinza, só indica livros maravilhosos e isso não foi diferente com "Só os Animais Salvam". Depois de procurar pela obra em todas as livrarias da cidade onde eu moro, uma das minhas melhores amigas me deu o livro de aniversário e eu não poderia ter ficado mais feliz com isso (muito obrigada, Marina). Espero que vocês gostem da resenha e que se interessem por esse livro maravilhoso.

"Nós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? "Só os Animais Salvam" é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam."

O livro é dividido em dez contos, cada um retratando a alma de 10 animais diferentes: camelo, gata, chimpanzé, cachorro, mexilhão, tartaruga, elefante, urso, golfinho e papagaio. Cada animal, que viveu e morreu, narra a sua respectiva história que se relaciona com algum tipo de conflito causado pelos homens como, por exemplo, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra Fria. Em cada conto, é mostrado para o leitor que, de alguma forma, o ser humano sempre acaba interferindo ou sendo causador de uma adversidade que prejudica esses animais. 

Um fator interessante durante a leitura, é o fato de que a autora do livro citou trechos e falas de outros autores que também escreveram sobre animais. Ceridwen Dovey cita nomes famosos como George Orwell, Virginia Woolf, Tolstói, Sylvia Plath e José Saramago. Além disso, no final do livro o leitor pode encontrar informação sobre todos os autores que a Ceridwen usou como referência nos contos.

"Sorri. Era um ótimo raciocínio. "Quando morremos, nossas almas vão surgir juntas no céu", falei, sem responder exatamente a sua pergunta. "Sempre olharemos por vocês." 
Naquela noite, ouvimos os humanos lutando uns contra os outros com suas tecnologias  de fogo, em algum lugar da fronteira sul de nosso parque".
Como de costume só tenho elogios para fazer para a diagramação da editora DarkSide Books, que sempre demonstra ter um grande cuidado de seus livros. A capa é simplesmente maravilhosa e a parte interna do livro também é muito bonita, sempre apresentando o desenho da silhueta de cada animal. Foi um trabalho sensacional!

Uma das  únicas partes negativas da leitura foram alguns contos que, na minha opinião, foram meio confusos. No início da leitura eu estava um pouco confusa, não sabia ao certo se era um animal ou um humano que estava narrando a história. Levou um tempo para que eu me acostumasse com essa dinâmica do livro, sem contar que eu precisei reler alguns contos mais de uma vez para conseguir compreendê-los. 

"Humanos podem ter consciência de seus pensamentos; nós temos consciência de nossa respiração. É facílimo optar pela morte quando cada fôlego é uma questão de escolha. Não sou o primeiro golfinho a se suicidar, tampouco serei o último. Levamos a sério o assassinato de um humano".

A leitura de "Só os Animais Salvam" é muito delicada e é capaz de emocionar a qualquer um. Estamos acostumados com a visão dos homens a cerca dos conflitos que já aconteceram na humanidade. Não há nada de inovador em contar uma história que se passa durante a Primeira ou a Segunda Guerra Mundial, por exemplo. Ceridwen dá uma inovada ao retratar o olhar de cada animal e essa é a parte que emocionam, pois se tratam de criaturas com um coração tão puro e que sofreram tanto devido a ações dos homens. 

Meus Contos Favoritos:
1) Alma de Elefante
2) Alma de Papagaio 
3) Alma de Golfinho
4) Alma de Gata
5) Alma de Tartaruga

You Might Also Like

4 comentários

  1. Amei a resenha e to super curiosa..Vou procurar logo para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thifany, tudo bem com você? Fico feliz que você tenha gostado da resenha e super recomendo a leitura do livro, ele é maravilhoso!!
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  2. Adorei a resenha
    https://nightswithbooks.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem com você? Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha ;)
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir