Lady Bird: A Hora de Voar (Crítica Sem Spoiler)

04:06

"Christine McPherson (Saoirse Ronan) está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie Metcalf). Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto sua hora não chega, no entanto, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora."

Christine "Lady Bird" McPherson (Saoirse Ronan) é uma jovem que está terminando o ensino médio em uma escola religiosa e começa a passar por uma crise existencial, chegando adotar o apelido "Lady Bird" com a justificativa de que seu nome de nascença não lhe agrada. Como conviver com uma crise não é algo fácil,  ela ainda tem de lidar com a pressão de passar em uma boa faculdade.

O desejo de Lady Bird é poder cursar uma faculdade que fique o mais longe possível de sua cidade natal, Sacramento. Contudo, ela sabe muito bem que não possuiu condições de passar numa faculdade da elite, mas acredita que pode conseguir encontrar uma faculdade descente em Nova York. A única pessoa que parece lhe entender é sua melhor amiga, Julie (Beanie Feldstein). Já o relacionamento com sua mãe... bem, as coisas não são fáceis entre as duas. O relacionamento de Lady Bird com sua mãe pode ser considerado como conturbado, uma vez que quase toda conversa entre as duas termina em uma discussão.
"Lady Bird: A Hora de Voar" é um filme que retrata uma história de amadurecimento, mas está longe de ser dessas histórias padrões que já estamos acostumados. O filme foge de clichês, apresenta atuações memoráveis e tem uma grande autenticidade. Um grande destaque foi a atriz Saoirse Ronan, que entregou uma personagem muito interessante (assim como os relacionamentos que a mesma possui envolvendo os garotos, a sua amizade com Julie e as constantes brigas com sua mãe). Ronan deu um verdadeiro show em sua atuação, e mesmo não tendo levado o Oscar de Melhor Atriz, ela conquistou um espaço no meu coração;

O longa apresenta para o seu público uma experiência comovente, divertida e muito realista. É importante ressaltar que a diretora de "Lady Bird - A Hora de Voar" também nasceu  em Sacramento, estudou em uma escola católica apenas para meninas e também teve uma adolescência meio rebelde. Por mais que esse não seja um filme autobiográfico, certamente Greta colocou uma pouco de sua vivência pessoal nesse trabalho.
Ficha Técnica
Título: Lady Bird - A Hora de Voar
Direção: Greta Gerwig
Duração: 1h35min
Gênero: Drama, Comédia
Elenco: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Lois Smith e Sephen Henderson

Curiosidades:
1) A diretor Greta Gerwig revelou que o primeiro rascunho de seu roteiro tinha 350 páginas, o que equivaleria a um filme de quase seis horas de duração.
2) Por sugestão da diretora, Saoirse Ronan não escondeu algumas imperfeições de sua pele, como acne, no filme.
3) Após seu lançamento, o longa ficou entre os filmes mais bem revisados de todos os tempos no Rotten Tomatoes, um agregador de críticas e resenhas cinematográficas de vários veículos norte-americanos, chegando até mesmo a quebrar o recorde de Toy Story 2 (1999), um dos filmes com o maior nível de aprovação no site.
4) Greta Gerwig revelou em uma entrevista que teve uma adolescência bem menos rebelde que a de sua personagem.
5) O filme se passa entre 2002 e 2003, período em que Greta Gerwig estava se formando em seu colégio, o St. Francis Catholic High School, localizado na sua cidade natal de Sacramento.

You Might Also Like

1 comentários