Título: Depois de Você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Classificação: 3/5

Quando gosto muito de um escritor sempre procuro acompanhar de perto o seu trabalho, e ultimamente a Jojo Moyes se tornou uma das minhas queridinhas. Já li alguns de seus livros e me emocionei com suas histórias, e agora estou de volta ao blog com mais uma resenha de um livro dela! Após de ter chorado bastante com a leitura de "Como Eu Era Antes de Você", agora eu estou de volta com a continuação dele que é "Depois de Você".  Espero que gostem da resenha e do livro!
"Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente."
Depois da morte de Will Traynor, Louisa Clark — ou simplesmente Lou — resolve seguir o seu conselho de viver intensamente, com isso ela se muda da pequena casa de seus pais e usa o dinheiro que ganhou para viajar por alguns países da Europa e comprou um apartamento novo. Porém, apesar de sua mudança de vida ela ainda se sentia vazia, como se um pedaço dela estivesse faltando. Quando ela retorna para sua nova casa ao invés de cursar uma faculdade, fazer o seu curso que havia prometido para o Will, ela começa a trabalhar em um bar do aeroporto atendendo como garçonete.

Dezoito meses após a morte de Will e ela ainda se sente no fundo do poço, às vezes consegue ter dias bons e outros nem tanto. E, desde então sua vida mudou um pouco. Lou não usa mais suas roupas chamativas, ela trocou seu guarda-roupa por algo mais básico com o objetivo de passar despercebida, e sua rotina parece que nunca muda.

Bem, pelo menos, até o seu acidente.
"— Dezoito meses. Dezoito meses inteiros. Até quando vai ser assim? — Pergunto na escuridão. E pronto, posso senti-la fervendo de novo: aquela raiva inesperada. Dou dois passos olhando para os meus pés. — Porque isso não parece vida. Não parece nada.
Dois passos. Mais dois. Hoje à noite vou até o canto.
— Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou? Quando é que vai parecer... — Abro os braços, sentindo na pele o ar fresco da noite, e percebo que estou chorando outra vez. — Vá se foder, Will — murmuro. — Vá se foder por ter me deixado."
Um quadril fraturado, um tempo desacordada e alguns outros machucados. Essas foram algumas consequências de seu acidente, apesar de os pais de Lou acreditarem fortemente que aquilo foi uma tentativa de suicídio da sua filha. E, durante o processo de sua recuperação ela decide entrar em um grupo de terapia de luto: o Grupo Seguindo em Frente, pois prometeu para seus pais que faria aquilo para voltar a morar sozinha uma vez que estavam preocupados com que outro acidente acontecesse.

Em seu primeiro dia no Grupo Seguindo em Frente, em meio há biscoitos ruins e histórias de pessoas que estão tentando superar a perda, Lou acaba dando boas risadas e de início não se sente preparada para contar sobre o seu passado junto de Will, e o tanto que luto e se esforçou para que ele não desistisse da vida. E no final da sessão ela se encontra com Sam Fielding, o paramédico que a socorreu durante o acidente e de principio ele mostra estar interessado em Lou.

Tendo de lidar com a terapia em grupo, algumas dificuldades de morar sozinha após o acidente, além de tentar encontrar algo para fazer com sua vida, Lousia é surpreendida por uma bastante inesperada de uma jovem de 16 anos chamada Lily, e que alega ser filha de Will Traynor, mas que nunca teve a oportunidade de conhecer seu pai. A semelhança entre os dois é bastante aparente e depois de conversar com a mãe da garota fica claro que é verdade: Will tinha uma filha que as pessoas, nem mesmo ele, sabia da existência. Sendo assim, Lou assume a responsabilidade de tomar conta de Lily e ajudar a jovem a entrar em contato com Steve e Camilla Traynor, os pais de Will.
"Falhei com você Will. Falhei com você de todas as maneiras possíveis."
O livro "Como Eu Era Antes de Você" arrancou lágrimas de várias pessoas com a história de amor da Lou e Will, e a sequência do livro acabou complementando tudo, fechando o ciclo da história. Gostei de ver o que aconteceu com a vida dos personagens do primeiro livro, a recuperação e a superação da Lou. Também gostei bastante dos novos personagens que apareceram na trama, enriqueceram tudo.

Posso não ter concordado com a atitude da Jojo Moyes em matar o Will no primeiro livro, mas nem todos os amores acabam com um "felizes para sempre" no final de tudo. Will e Lou tiveram uma épica história de amor, que emocionou aos bastante aos leitores. E, em "Depois de Você" ela deu um novo final e bonito para as personagens. Foi um belo modo de encerrar essa história, eu no lugar dela não teria feito diferente. Trata-se de uma história emocionante de amor e superação, capaz de fazer os leitores chorar um pouco.  


2 Comentários

  1. Ficamos curiosas para ler. Gostamos muito da postagem ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu tenho os dois, e também os resenhei no blog.
    Gostei muito da sua resenha. São realmente 02 livros que merecem serem lidos.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir