Resenha: Sem Você Não é Verão

11:13

Título: Sem Você Não é Verão
Autor (a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 240
Classificação: 3/5

Por mais que a leitura de "O Verão Que Mudou Minha Vida" não ter sido a melhor de todas ou a mais marcante da minha vida, eu resolvi dar mais uma chance para essa trilogia e hoje vou contar um pouco mais sobre "Sem Você Não é Verão", o segundo livro da trilogia Verão.

"A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.
Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece...
Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.
Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas."

Muita coisa mudou na vida de Belly desde seu último verão em Cousins Beach. Em primeiro lugar, ela e Conrad começaram um relacionamento que não foi pra frente. Segundo: o câncer de Susannah e ela morreu. E por último: esse é o primeiro verão que Belly não vai ir para Cousins Beach junto de sua família. Porém, a perspectiva de passar o verão em casa, junto de sua melhor amiga, Taylor, não é tão ruim assim. Agora, ela vai poder ir nas festas de seus colegas, não vai pensar na perda de Susannah ou no término de seu relacionamento.

Mas nem sempre as coisas acontecem da maneira que planejamos.

"Achei que iria para lá em todos os verões da minha vida. Aquela casa de veraneio era o único lugar onde eu queria estar. Era o único lugar onde sempre quis estar." 

Belly recebe uma ligação desesperara de Jeremiah, que a procura na tentativa de achar Conrad, uma vez que ele sumiu da faculdade sem dar nenhuma notícia. Mesmo sabendo que ir atrás de Conrad não é a decisão mais esperta, ainda mais levando em conta a discussão que tiveram na última vez em que se viram, ela decide ajudar Jere a encontrar o irmão. Ela precisa fazer isso, Sussanah iria gostar que ela fizesse aquilo por seus filhos; sem contar que isso significa ir até Cousins Beach novamente, por uma última vez.
Toda essa situação vai exigir uma grande maturidade por parte de Belly. Uma maturidade para lidar com Conrad, e seus sentimentos em relação a ele; uma maturidade para lidar com a ausência de Sussanah, para finalmente encarar o fato de que ela morreu. E como é esperado, Belly vai se meter em algumas confusões e vai descobrir novos sentimentos em relação aos irmãos Fisher.

"Ele a amava. Em um tempo, ele tinha sido louco por ela. Ele nunca tinha sido assim comigo. Nunca. Mas eu o amei. Eu o amava por mais tempo e mais verdadeiramente do que eu tinha amado alguém em toda a minha vida e eu provavelmente nunca amaria qualquer um dessa forma novamente. Que, para ser honesta, era quase um alívio."

Apesar do livro ser relativamente pequeno em comparação a outros que já li, a leitura de "Sem Você Não é Verão" foi bem arrastada para mim. Eu não consegui adquirir nenhum tipo de empatia pelos personagens centrais da trama: Belly, Conrad e Jeremiah. Além do mais, não gostei da tentativa de estabelecer um triângulo amoroso entre os três, achei que a Jenny Han forçou algumas das situações.

Mesmo não tendo gostado bastante da leitura anterior, do livro "O Verão Que Mudou Minha Vida", resolvi dar uma chance para a trilogia; eu acreditei que a trama poderia melhorar. Porém, aconteceu o contrário quando eu li "Sem Você Não é Verão". Os personagens continuam sendo apáticos, algumas relações são bastante forçadas e a trama não tem nada de extraordinário. Desse modo, tomei a decisão de não continuar a trilogia Verão (ainda mais após ver as resenhas sobre o terceiro livro), o que é uma pena já que eu amo o trabalho da Jenny Han.

You Might Also Like

0 comentários