Resenha: O Último Adeus

08:40

Título: O Último Adeus
Autor(a): Cynthia Hand
Editora: DarkSide Books
Número de páginas: 352
Classificação: 4/5

Há muito tempo eu sentia vontade de ler "O Último Adeus", desde a primeira vez que eu coloquei os meus olhos nesse livro na Leitura eu sempre tive curiosidade de conhecer um pouco mais dessa história. Eu enrolei um tempão para comprá-lo, mas toda a espera acabou valendo à pena! 

"O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes."

No livro conhecemos um pouco da vida de Alexis Riggs, também conhecida como Lex. Ela está tendo de lidar com a perda de seu irmão mais novo, Ty, que se suicidou há algumas semanas. E para tentar lidar com essa perda o seu terapeuta recomenda que ela escreva um diário, contanto como que está se sentindo ou das boas lembranças que teve ao lado de seu irmão. Aquela ideia não agrada em nada a Lex, que não consegue ver como aquilo pode resolver o seu problema, sem contar que ela sempre se deu melhor com os números do que com as palavras.

Além do mais, a jovem também tem outras coisas para poder lidar. Logo em breve ela estará indo para uma boa faculdade, pelo menos é o que ela planeja, e também está tentando ajudar a sua mãe a conseguir lidar com a morte de seu irmão. Às vezes, é como se Lex carregasse o peso do mundo em seus ombros e ter se afastado de seus amigos não facilita em nada. 

"Todos morrem, e todos perdem alguém que amam."

Um dos grandes problemas é que, no fundo, Lex carrega um pouco de culpa pelo o que havia acontecido com o seu irmão. Ela havia prometido para ele que sempre estaria ao seu lado quando ele precisasse, porém ela não foi capaz de afastá-lo da escuridão.
Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio.
Ao longo da narrativa vamos acompanhar a maneira que Alexis lida com a dor e com a ausência de Ty em sua vida, como ela faz para conciliar sua vida acadêmica com os seus problemas pessoais. Também vemos ela se esforçando para conseguir ajudar a sua mãe, dando forças para ela conseguir tentar dar a volta por cima. É uma verdadeira história de superação.

"As pessoas que amamos nunca se vão totalmente."

O livro é narrado em primeira pessoa por Alexis Riggs, sendo divido entre os capítulos e algumas páginas do diário que ela está escrevendo. "O Último Adeus" foi um livro que acabou mexendo comigo, assim como a leitura de "Os 13 Porquês" me fez refletir.

Mais do que nunca é preciso discutir sobre a depressão, ainda mais com a chocante notícia sobre o suicídio de Chester Bennington, o vocalista do Linkin Park. A depressão é uma doença séria e que deve ser tratada com seriedade, não se trata de um drama ou "mimimi" como algumas pessoas gostam de falar. Mais do que nunca as pessoas precisam se conscientizar disso. Às vezes, as pessoas estão tão envoltas pela escuridão que nem sempre conseguimos ajudar, assim como Lex não conseguiu salvar o seu irmão. Se você precisar de algum tipo de ajuda não hesite em ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV): ligue 141. Por favor, não deixe de buscar ajuda.

You Might Also Like

0 comentários