Resenha: Com Amor, Simon

05:00

Título: Com Amor, Simon
Autor(a): Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Classificação: 5/5
Comprar: Amazon

Há séculos eu estava com vontade de ler esse livro, que se chama originalmente "Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens". Depois de muito tempo e muita enrolação eu finalmente tive a oportunidade de ler a obra de Becky Albertalli, e pude confirmar que a história era um verdadeiro amor como muitas pessoas afirmavam (agora só falta assistir ao filme)!

"Encantadora história de amor que questiona os padrões sociais chega aos cinemas em 22 de Março com nova capa e novo título, a apaixonante história de Simon que conquistou milhares de leitores com uma trama que trata com naturalidade e bom humor a afirmação e os dilemas de um adolescente gay.
Agora, a adaptação do romance chega às telas de cinema com Nick Robinson, de Jurassic World, no papel de Simon, e Katherine Langford, protagonista de 13 Reasons Why.

Simon Spier tem dezesseis anos e é gay, mas não conversa sobre isso com ninguém. Ele não vê problemas em sua orientação sexual, mas rejeita a ideia de ter que ficar dando explicação para as pessoas - afinal, por que só os gays têm que se apresentar ao mundo? Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso que se identifica como Blue, Simon vai ter que enfrentar, além de suas dúvidas e inseguranças, uma chantagem inesperada."

Simon Spier é um adolescente comum de 16 anos, que está cursando o segundo ano do Ensino Médio e que é gay. Não que ele tenha algum problema em relação a sua orientação sexual, ele apenas quer evitar o "estardalhaço" que sua família seria capaz de fazer. Nem mesmo para seus amigos ele contou para evitar ficar dando explicações para outras pessoas. Porém, através de um tumblr com fofocas do colégio onde estuda, Simon descobre que há outro garoto gay na escola.

Com um pouco de coragem, Simon começa a mandar e-mails para esse garoto, que se identifica como Blue. Através de pseudônimos os dois garotos escrevem diariamente um para o outro, seja para conversar sobre algum assunto leviano do dia a dia, alguma história engraçada do passado ou como eles descobriram que eram gays. Através dos e-mails, Simon se apaixona por Blue!

"Você não acha que todo mundo deveria ter que sair do armário? Por que o comum é ser hétero? Todo mundo devia ter que declarar o que é."
O único problema aconteceu quando Simon esqueceu seu e-mail logado no computador da escola, de forma que seu colega Martin printou todas as conversas entre Simon e Blue, e como se isso não fosse o bastante ele também o ameaça na esperança de sair com  Abby, uma das amigas de Simon. Essa é uma situação delicada e que deixa o Spier em um dilema: ao mesmo tempo em que ele não quer envolver sua amiga nesta confusão, também não quer que outra pessoa o exponha daquela forma (e Blue também).

Apesar dessa chantagem, a trama do livro não gira somente em torno dela. A história se passa no dia a dia de Simon, de forma que é possível acompanhar a dinâmica familiar dos Spier (eles têm um golden retriever chamado Bieber, isso é muito criativo), a relação dele com seus amigos (Abby, Nick e Leah), os ensaios tumultuados do grupo de teatro e a enorme vontade de conhecer Blue pessoalmente. 

"Estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo."

Sabe quando você nutre expectativas muito grandes em relação a um livro? Felizmente, "Com Amor, Simon" foi tudo e mais um pouco do que eu estava esperando. De fato esse é um livro bem amorzinho, como as pessoas já vinham falando (agora só falta conferir se o filme também é). Por mais que possa aparentar ser um livro um pouco "bobinho", a obra aborda e discute questões muito importantes como a auto aceitação, amadurecimento, bullying e preconceito.

O livro é composto por capítulos narrados em primeira pessoa por Simon, e por e-mails trocados entre ele e Blue. A escrita de Becky é bastante leve e durante a narrativa houve alguns momentos engraçados e descontraídos, principalmente nas relações envolvendo Simon e sua família. Contudo, senti que a autora não aprofundou muito em determinados personagens como, por exemplo, Leah. Ela me chamou atenção pelo o seu jeito de agir e por sua personalidade forte, de forma que eu queria ter visto mais dela ao longo da trama, mas tive a impressão que ela acabou ficando um pouco "apagada".

Tirando alguns pequenos detalhes, de um modo geral eu acabei amando a leitura de "Com Amor, Simon", e essa é uma história que mais pessoas deveriam conhecer!

You Might Also Like

15 comentários

  1. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Depois dessa resenha estou com ainda mais vontade de ler o livro, me recuso a assistir o filme antes de ler kkkkk Adorei a resenha! Ah, e eu também sou uma futura jornalista <3 bjss http://thedesencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. SOCORRO DEUSES LITERÁRIOS MENINA EU AMO ESSE LIVRO!!!
    Eu li ele mes passado e fiquei super encantada com a história cheia de amor, descobertas, aprendizados e meu livro tá cheio de post it porque tem muita quote fofa! Amei a resenha (eu odiei o filme, desculpa mundo).

    ResponderExcluir
  3. Você trouxe uma resenha muito interessante em relação as diferenças.É tão comum um relacionamento gay ,mais até hoje as pessoas ainda tem preconceitos.É tão simples :Cada um de nos temos nossas escolha ,nosso modo de pensar e agir e outra coisa a vida é de cada um dentro da sua concepção todo mundo tem livre arbítrio.O que é certo ou errado cabe a cada um decidir aquilo que o faz feliz.Parabéns pela resenha.Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha já deu pra sentir que o livro aborda de uma forma leve e agradável um assunto importante, a temática gay na adolescência. Já quero assistir o filme e fico na torcida pro Simon conhecer pessoalmente o Blue e viver sua bonita história de amor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha. E gostei de descobrir um livro que aborda a temática da homossexualidade com leveza. Esse ano, assisti a uma palestra com a vencedora do prêmio Jabuti de 2016 na categoria contos, a Natalia Polessa, em que ela dizia ter decidido que todas as personagens que ela sobre as quais ela iria escrever seria lésbicas. Apenas para mostrar que ser lésbica é apenas um aspecto da vida, mas não a totalidade dela, tampouco originária de todos os dramas, conflitos, tensões e histórias. É uma aspecto, e encarar assim ajuda a naturalizar essa condição de ser no mundo...
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pela postagem. Passou o enredo com bastante exatidão até onde entendi. O tema também é bastante relevante, seja pelo problema em si (que estranhamente ainda é problema), seja pelo momento propício (por questões de publicidade). Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna ...tudo bem..
    Sem sombra de dúvida esta resenha é maravilhosa e com certeza o livro deve ser muito bom.
    Vou conferi-lo.

    wwww.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bem?

    Assisti primeiro o filme e depois fui correndo ler o livro, e assim percebi que ambos possuem propostas bem diferentes. O filme foi feto para ficar de uma forma mais atrativa e ficou, já o livro é um pouco mais lento. Tinha muitas expectativas na leitura e nem todas elas foram cumpridas, fiquei com aquele desejo de "quero mais". Mas, como você bem colocou, os temas abordados são de extrema importância. Adorei seu post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Ouço muitos comentários positivos sobre esse livro e até fiquei curiosa com a história por tratar de temas importantes, mas sempre fico adiando a leitura.
    Preciso mudar isso! E espero que minhas expectativas sejam atendidas, assim como as suas haha.

    Amei a resenha!
    Beijos,
    Narah | www.lerantesdedormir.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha visto o poster do filme desse livro no cinema há um tempo atrás, lembro que me chamou atenção por algum motivo rs
    Agora, sabendo que é um livro é que conta a história de um adolescente gay, me deu vontade de sair e comprar o livro pra começar a ler AGORA!
    A história parece ser bem amorzinha mesmo. Parabens pela resenha!

    Grande beijo,
    https://wp.me/p7L49w-5dP

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Tenho lido maravilhas sobre esse livro, mas não sei se seria o tipo de livro para mim, minhas ultimas experiencias com livros escolares me deixaram com uma ressaca terrível e muito decepcionada, mas com certeza quero ver o filme, me emocionei e ri muito só de ver o trailer

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Já andava curiosa com esse livro, por abordar um tema que ainda é um pouco criticado por certas populações. Fiquei ainda mais ansiosa por ler agora!

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  14. Uma história apaixonante, Simon sofre por não revelar suas preferências sexuais, e acredito que deveriam ser feitos mais livros com essa temática, pois amor é amor e incondicional, a opção sexual não tem importância.

    ResponderExcluir