Resenha: O Presente do Meu Grande Amor

00:00

Título: O Presente do Meu Grande Amor
Autor(a): Stephanie Perkins, Rainbow Rowell, Kelly Link, Matt de la Peña, Jenny Han, David Levithan, Holly Black, Gayle Forman, Myra McEntire, Kiersten White, Ally Carter e  Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 352
Classificação: 4/5
ComprarAmazon

O Natal é uma das minhas épocas preferidas do ano, e eu não poderia deixar essa data passar em branco aqui no blog. Então, como forma de comemorar optei por escrever a resenha de um livro muito amorzinho que eu li há alguns anos atrás (indicação da minha amiga Laura, do Nostalgia Cinza. Ela sempre dá ótimas indicações de livros). Espero que vocês gostem da resenha e continuem acompanhando essa programação natalina que vai ter aqui no blog (sim, vão ter mais posts relacionados ao Natal)!

"Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança."

O livro "O Presente do Meu Grande Amor" é composto por 12 contos, escritos por 12 autores diferentes e cada um deles aborda as comemorações do fim de ano, como o Natal, o ano novo e até mesmo o Hanukkah. E como eu sou uma grande fã de contos, não podia perder a oportunidade de ler esse livro!

MEIAS-NOITES, Rainbow Rowell
Esse conto narra a história de Mags e Noel, os dois se conheceram em uma festa de ano novo e desde então eles vivem se encontrando nessa mesma data. Uma enorme coincidência, não? Os dois formam uma combinação um puco estranha: Noel é alérgico a morango, kiwi, nozes e frutos do mar; já Mags adora dançar, é mais reservada e sempre está pronta para salvá-lo dos alimentos que causam alergia. E a cada ano que se passa, a cada reencontro, surge a esperança de um beijo durante a virada, porém nem sempre conseguimos perceber que alguém muito próximo da gente possa nutrir um interesse a mais.

“Se você gosta de alguém, tem que fazer um esforço. Tem que conhecer a pessoa, se empenhar para conseguir esse primeiro beijo.”

A DAMA E A RAPOSA, Kelly Link
Esse é um conto mais lúdico e que divide a opinião de alguns leitores: ou você ama ou odeia, com ele não existe um meio termo. Nesse conto acompanhamos Miranda, que sempre passa seu ano novo na casa dos Honey Well. Porém, em um desses anos ela conhece, de maneira inesperada, Felly. Ele é um jovem repleto de regras e que só aparece quando neva. Quando um novo sentimento começa a surgir, Miranda está decidida que precisa conhecê-lo melhor, assim como desvendar alguns de seus segredos.

“Todos amamos e todos perdemos, e continuamos amando do mesmo jeito.”

ANJOS DA NEVE, Matt de la Peña
Natal muitas vezes costuma a ser sinônimo de festas, união e muita companhia, mas esse não é o caso de Shy, um rapaz que fica sozinho no apartamento de seu chefe durante o feriado. Tudo começou quando ele aceitou cuidar de Olive, a gata de seu chefe. Em tese era para ser uma tarefa simples, sem muitas complicações, mas ao notar que está sem nenhum recurso, que os armários estão vazios e que uma nevasca o impede de sair na rua, a situação parece se complicar. As chances de aquele ser o pior Natal do mundo são grandes, afinal Shy está passando o Natal sozinho (exceto com a companhia da gata) e não tem nada para comer, mas uma visita inesperada pode mudar o curso dessa noite.

“− Uma pergunta: você preferiria ser excelente em algo de que gosta ou apenas boa em algo que ama?”

ENCONTRE-ME NA ESTRELA DO NORTE, Jenny Han
Natalie pode se considerar uma garota sortuda, pois ela foi adotada pelo Papai Noel. Quem não gostaria de viver junto dele no Polo Norte e com a companhia dos duendes? Contudo, apesar de todos os pontos positivos de sua vida, Natalie sabe que ela é diferente, afinal de contas ela é uma humana, e as coisas não se tornam mais fáceis quando ela percebe que nute uma paixonite secreta por seu Flynn, que é um duende e seu melhor amigo.

“− Como é que você sempre encontra um jeito de conseguir o que quer? − Antes que eu diga alguma coisa, ele acrescenta: − Não responda. Apenas... feche os olhos.

É UM MILAGRE DE YULE, CHARLIE BROWN, Stephanie Perkins
Marigold é uma jovem que vive junto de sua mãe em um apartamento lotado de coisas e não vê a hora de se mudar novamente, e sua grande esperança para realizar os seus sonhos é o seu canal no YouTube. Ela publica curtas de animação de comédia em seu canal, e como o seu sucesso está aumentando a cada dia ela acredita que logo irá atrair atenção de algum dos muitos estúdios de Atlanta. Marigold sempre conta com a ajuda de seus amigos quando precisa de vozes para seus curtas, mas, durante uma venda de árvores naturais para o Natal, ela se encanta com a voz de North. Ele seria perfeito para um de seus curtas, ou melhor, a voz dele. Mas como abordar alguém que ela não conhece? Esse vai ser um desafio e tanto.

“E a raridade que a torna especial.”
PAPAI NOEL POR UM DIA, David Levithan
Quando se ama alguém é preciso fazer alguns esforços e sacrifícios, certo? Com isso em mente que Connor pede ajuda de seu namorado, que é judeu para se fantasiar de Papai Noel, afinal de contas isso é algo muito importante para sua irmã mais nova, além de preservar a ingenuidade infantil dela. Inicialmente o namorado de Connor não gosta muito da ideia, ele acredita que não vai conseguir interpretar muito bem o papel do bom velhinho. Mas, em nome no amor as pessoas são capazes de fazer certas coisas, o que inclui se fantasiar de Papai Noel. Porém, se vestir de Papai Noel não é uma tarefa simples como ele havia imaginado, acabou se tornando uma missão cheia de contratempos.

“Estou com medo de estar apaixonado, porque isso envolve tanta coisa.”

KRAMPUSLAUF, Holly Black
Penny era a namorada de Roth, ou era assim que ela pensava até descobrir que ele estava se encontrando com uma outra garota. A traição de seu namorado e o tratamento do pessoal da Escola Mossley, faz com que Penny e suas amigas decidam fazer uma festa de ano novo e convidá-los. Essa seria a oportunidade perfeita para desmascarar o traidor do Roth na frente de todos. Contudo, a chegada de um estranho garoto fantasiado de Kampus, o companheiro demoníaco do Papai Noel, pode mudar o rumo dos acontecimentos.

“Eu queria que as coisas fossem diferentes do habitual. Queria distorcer a realidade.” 

O QUE DIABO VOCÊ FEZ, SOPHIE ROTH?, Gayle Forman
Sophie é uma garota que deixou New York, a cidade que nunca dorme, para estudar em uma universidade campestre e essa mudança de ambiente pode ser mais significativa do que ela havia imaginado. Ela não consegue se adaptar direito, é considerada como uma estranha, está cansada de sempre se desculpar e não poder ser irônica. Os meses se passam e faltando poucos dias para voltar para casa ela conhece Russell, um garoto que parece ser treinado par irritá-la. Porém, depois de muita conversa eles percebem que tem mais coisas em comum do que imaginam, ele parece ser o único daquele lugar que a compreende.

“Sophie se perguntou quando ela enfim aprenderia que muitas coisas parecem uma boa ideia, mas que uma pequena análise pode revelar que tais ideias boas na aparência são, na verdade, intrinsecamente falhas.”

BALDES DE CERVEJA E MENINO JESUS, Myra McEntire
Vaughn pode ser considerado como um rapaz de péssima reputação e isso apenas aumenta após ele botar fogo no celeiro da igreja. Como forma de tentar reparar o seu erro, ele é obrigado a trabalhar voluntariamente para reconstruir tudo que tinha sido perdido; era isso ou ir para a cadeia. E com o passar do tempo, mesmo sabendo que não deve, ele começa a se envolver com Grace, a única que o trata com simpatia e que também é filha do pastor. Quando chega a tão aguardada peça, vários imprevistos ocorrem e o garoto encrenqueiro faz de tudo para ajudar a salvar o dia.

“Se deixamos um único acontecimento da nossa vida nos definir, tudo o que precisamos para mudar as coisas, se queremos mudar as coisas, é de outro acontecimento.”

BEM VINDO A CHRISTMAS, CALIFÓRNIA, Kiersten White
Existem algumas cidades ao redor do mundo chamadas Christmas e em uma delas mora uma garota chamada Maria. Meio clichê, não é? Maria é uma jovem que trabalha na lanchonete de seus pais e como se trata de um negócio familiar ela não recebe salário, o que aumenta a sua vontade/plano de se formar e ir embora. Todo dinheiro que ela possuiu são a gorjetas que recebe dos clientes. E quando seus pais decidem contratar Ben, o novo cozinheiro, ele a surpreende por cozinhar sem os pedidos, é como se adivinhasse o que cada cliente deseja. Inicialmente a relação deles não é a mais amigável de todas, mas o passar do tempo faz com que Maria passe a olhar para o cozinheiro com outros olhos. A presença de Ben faz o coração da jovem bater mais forte e isso levanta uma dúvida: ela ainda quer ir embora ou finalmente encontrou o seu lar?

“— Se eu sou um biscoito de gengibre, você é uma caneca de chocolate quente. Faz a gente agradecer por noites frias como esta.”

ESTRELA DE BELÉM, Ally Carter
O começo desse conto se passa em um aeroporto onde Hulda está para tentar trocar suas passagens. Ela deseja desesperadamente viajar para New York, mas, infelizmente, não há mais lugares disponíveis. Durante toda essa confusão de conseguir novas passagens, Liddy estava observando tudo quando decidiu agir: ela aceitou trocar sua passagem com a de Hulda, ou seja, isso significa que ela agora vai viajar para um destino completamente novo e parece não se importar com os detalhes. Ao chegar no novo destino, Liddy se depara com uma situação inesperada, mas não há nada que ela possa fazer exceto entrar no jogo. Depois de alguns dias vivendo em um novo lugar, com uma nova família, a moça começa a se sentir culpada por suas mentiras e não acredita que seja correto continuar agindo de maneira tão errada.

“— Quando tudo o que você quer é ir embora, qualquer passagem serve.” 

A GAROTA QUE DESPERTOU O SONHADOR, Laine Taylor
Na Ilha das Penas os homens têm o costume de presentear suas pretendentes durante todos os vinte quatro dias do Advento, e caso uma pretendente não aceite o compromisso, ela deve deixar uma flor morta no lugar do presente. Neve já tinha sofrido muito com a perda de Ivan e Jathry, os gêmeos e, ainda por cima, ela não se sente feliz e satisfeita com a maneira que ela anda levando sua vida. Sem demostrar nenhum interesse pelos rapazes da ilha, Neve morre de medo de se depara com algum presente deixado pelo reverendo, um homem extremamente desprezível que já perdeu três mulheres. Infelizmente, o medo de Neve acaba se tornando realidade e em uma medida extrema ela recorre a Wisha, também conhecido como Sonhador, um ser que todos da ilha evitam, mas é o único que pode ajudá-la.

“Eles tinham outras coisas a fazer: todas as coisa. Todas, sonhadas e não sonhadas, nos quatro cantos do mundo.

Por ser um livro de contos escrito por vários autores é normal se deparar com características diferentes, afinal de contas cada autor possui um estilo diferente, cada um tem uma marca diferente. Porém, apesar das diferenças entre alguns contos, de uns sobressaírem a outros. "O Presente de Um Grande Amor" é um livro tocante de se ler, ele consegue reunir a magia presente no Natal, da alegria e da união das festas de final de ano. É um livro muito amorzinho que consegue transmitir todos esses sentimentos e sensações. Então, se você está procurando uma leitura que combine com esse clima de dezembro essa leitura é a escolha perfeita, mais do que obrigatória.

You Might Also Like

0 comentários