Título: Proposta Inconveniente
Autor(a): Patricia Cabot (um pseudônimo da Meg Cabot)
Editora: Record
Número de páginas: 350
Classificação: 5/5

Anteontem (15/06)  eu estava navegando pela internet quando me deparei com a capa do livro Proposta Inconveniente, me "apaixonei" por ela e após ler a sinopse decidi que tinha que comprar esse livro. Além do mais, sou uma grande fã da Meg Cabot e sempre procuro ler os livros que ela escreve como Patricia Cabot.

"Apaixonada pelo capitão Connor Drake, Payton sonha em ser capitã de seu próprio navio. Ela cresceu desejando essa profissão exclusivamente masculina, mas agora deve abdicar disso tudo para conseguir um bom marido. O problema é que Connor só percebe seus sentimentos por Payton na véspera de seu casamento com outra. Quando o barco dos noivos parte rumo às Bahamas, ele é atacado e resta a Payton se infiltrar num navio de piratas para salvar a vida de seu amado. A coragem une os dois, e o resgate pode gerar mais frutos do que ela imaginou."

Payton Dixon é uma jovem inglesa que está prestes a completar 19 anos, mas ao contrário de outras garotas ela não teve uma criação e educação que era de se esperar. Ela cresceu vivendo em alto mar junto de seus irmãos mais velhos, seu pai e até seus 17 anos contou com uma cozinheira chamada Mei-Ling, que acompanhava os Dixon em quase todas as viagens. Seu vocabulário não é um dos mais educados, visto que Payton tem uma mania de falar alguns palavrões que aprendeu em portos diversos e certamente sabe como socar alguém. Por outro lado, não sabe o que se é esperado para se tornar uma boa dona de casa e uma boa mãe.
"Certamente considerava seu nível de educação melhor do que a maioria das garotas de sua idade. O que elas conheciam, além de penteados e mexericos? Ela conseguia baixar uma vela durante uma tempestade com vento forte; sabia traçar uma rota usando  como guia apenas a posição do sol e das estrelas no céu e sabia matar, despelar e cozinhar uma tartaruga marinha sem nenhum utensílio além de uma faca, algumas pedras e algas secas". 
No entanto, suas aventuras pelos mares juntos de seus irmãos estão prestes a acabar quando é anunciado que ela não vai ganhar o barco que tanto deseja - o Constant - e sim o capitão Connor Drake, e ainda descobre que vai ter que ficar em Londres para tentar arrumar um marido. Mas, Payton não quer se casar e o homem que ama - Connor Drake - desde seus 14 anos está prestes a se casar com outra mulher, e ela acredita que ele apenas a veja como uma criança.

"Mas depois ele vira com os próprios olhos que os amigos não tinham falado de uma criança. Ah, os irmãos de Payton a tratavam como uma, mas alguém na família - Georgiana, sem dúvida - percebera que ela já não era mais criança e decidira começar a obrigá-la a se vestir de acordo. E a verdade era que Payon Dixon dentro de um espartilho era muito diferente da Payton Dixon com a qual Drake estava acostumado, a que usava camisa e calça comprida. Payton Dixon dentro de um espartilho não era uma criança".   
E para conseguir o barco que tanto deseja e o homem que ama, Payton é acaba cometendo uma loucura ao se infiltrar em um navio pirata para salvar a vida de Drake. Esse convívio no navio pirata vai aproximar ainda mais os dois e o resultado disso é algo que ninguém poderia imaginar.

Sempre tive uma grande preferência por livros que se passam no século XIX e quando vi que essa história continha piratas, e que a personagem principal está longe de ser a donzela em perigo eu acabei devorando o livro em menos de um dia. Para quem gosta de uma boa aventura com uma pitada de comédia e romance, Proposta Inconveniente da Patricia Cabot é uma ótima escolha.


Deixe um comentário