Resenha: A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista

07:59


Título: A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista
Autor(a): Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Número de páginas: 224
Classificação: 4/5

Lembro que vi em vários blogs a resenha desse livro, e a coisa que mais me chamou atenção foi a capa bem colorida com cores fortes que me chamaram a minha atenção, e logo depois o título de me deixou bastante curiosa para saber sobre o que se tratava a história desse dia. Foi então que eu decidi que queria ler esse livro. Ele entrou na minha lista de Natal e depois de duas idas na leitura consegui achá-lo (já estava perdendo as minhas esperanças de encontrar "A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista"). E no fim o livro acabou sendo uma ótima distração durante uma viagem de avião.
"Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia."
Hadley é uma jovem nova-iorquina de 17 anos que vive junto de sua mãe está indo contra sua vontade para Londres, onde é esperada para participar do segundo casamento de seu pai com uma mulher que ela nunca viu em sua vida. Essa situação como um todo parece ser o fim do mundo para a garota, afinal de contas, ao seu ver o seu pai abandonou a sua família para viver um romance com uma outra mulher. Mas por uma grande ironia do destino a sua vida toma um rumo completamente diferente: devido a 4 minutos Hadley perde o voo e é obrigada a ficar no aeroporto por mais três horas para conseguir pegar o próximo avião.
"Ela estava quatro minutos atrasada, o que não parece ser muito. É o tempo de um comercial, de um intervalo entre as aulas, de descongelar um prato no micro-ondas. Quatro minutos não é nada. (...) Hadley não acredita em coisas como o acaso ou destino, mas também jamais acreditou na pontualidade das companhias aéreas. ''
Só de pensar que tem de ficar mais três horas sentada no aeroporto apenas esperando deixa Hadley desanimada, sem contar que ainda precisa contar para seu pai sobre a pequena mudança nos planos. E para piorar a situação ela começa a achar que está sendo seguida por um garoto: Oliver, um  encantador britânico que estuda em New York e, aparentemente um grande fã das obras de Charles Dickens. No início Hadley fica irritada com ele a seguindo de um canto para o outro, mas depois acaba cedendo e se diverte conversando e comendo junto de Oliver. Na companhia dele as horas parecem passar muito mais rápido.

O que era apenas para ser uma conversa rápida acaba se estendendo, pois devido uma grande coincidência do destino ambos estão indo para Londres e seus lugares são na mesma fileira, e devido uma gentil senhora eles conseguiram sentar-se um ao lado do outro, o que rendeu boas horas de conversas. Hadley contou para ele sobre o seu drama familiar, o que iria fazer em Londres e alguns outros fatos de sua infância, e Oliver também contou um pouco sobre a sua família, além de escutar atentamente o que Hadley contava e dando alguns "conselhos" às vezes. Mesmo se conhecendo por poucas horas conversaram sobre assuntos profundo como amor (compartilhando alguma de suas experiências amorosas) e sobre se apaixonar, era como se eles se conhecessem a muito mais tempo.
''Talvez seja o sotaque ou a maneira interessada como a olha, mas tem alguma coisa nele que faz com que seu coração acelere, que nem quando leva um susto. Talvez seja isso: a situação toda é muito surpreendente. Ficou tanto tempo preocupada com a viagem que não estava preparada para que alguma coisa acontecesse, alguma coisa inesperada.''
Porém, tudo o que é bom dura pouco e quando eles chegam no destino final Hadley apenas fica com um beijo em suas lembranças, e com algumas informações básicas sobre Oliver, mas procurar por ele em Londres seria a mesma coisa que procurar uma agulha no palheiro. Ela segue o seu caminho: enfrenta o "temido" casamento e, no final percebe que apesar de seu pai estar casado com outra mulher e morar em outro continente ele nunca vai deixar de ser o seu pai, e até que sua nova madrasta não é uma mulher tão detestável como ela imaginava. E Oliver também segue o seu destino, indo participar de um compromisso familiar.

Será que é possível que eles se encontrem novamente? Ou o encontro dos dois na sala de embarque e no avião foi apenas uma coincidência?
"— As pessoas que se encontram em aeroportos têm 72 por cento de chance de se apaixonarem que as pessoas que se encontram em outros lugares."
Esse é um típico romance com um final bem previsível, um clichê. Mas como algumas pessoas gostam de dizer "se os clichês não fossem bons eles jamais existiriam". O livro é bem pequeno narrando apenas uma história que se passa em um final de semana, contando apenas com alguns flashbacks da vida de Hadley. A leitura flui com extrema facilidade e é narrado na terceira pessoa.

Uma coisa que eu achei interessante foi a importância que a autora deu para 4 minutos. Normalmente, para uma pessoa esse tempo é desprezível e não é capaz de mudar nada na vida de alguém, mas Jennifer E. Smith mostra sim que 4 minutos podem mudar completamente o destino; a vida de uma pessoa.

Já o ponto negativo de Hadley era o drama que ela fazia em relação ao novo casamento de seu pai. Por mais que uma situação como essa não seja fácil de encarar, ela lida com isso de uma forma infantil para alguém de 17 anos. Por mais que no início da separação ela tenha agido de forma bastante madura para ajudar sua mãe, em relação ao casamento ela age como se fosse uma criança sendo capaz de magoar algumas pessoas. Pelo menos, no final do livro ela percebe que estava agindo de maneira bem infantil em relação ao seu pai, ao novo casamento dele e sua madrasta.

Recomendo esse livro para as pessoas que são fãs de romances ou que apenas estão buscando um livro bom, divertido e rápido de se ler "A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista" é uma boa escolha!

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi,

    Essa é a segunda resenha que leio do livro hoje, e as duas falam super bem do livro, o titulo é tão legal, espero gostar bastante da historia, assim como todas gostam, e ninguém resite ao sotaque britânico hahaha.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/2015/02/parceria-leornado-barros.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, tudo bem?

      O título realmente é legal, apesar de ser um pouco cansativo de dizer hahaha Eu acho que você vai acabar gostando da história, é sou obrigada a concordar com você: ninguém resiste ao sotaque britânico. Acho que eu me casava com o Benedict Cumberbatch só pelo sotaque dele.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  2. Me interessei pelo livro, o nome me chamou bastante atenção.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se interessou pelo livro não deixe de lê-lo, tenho certeza de que você vai acabar gostando da história.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  3. Oi Bruna!!Tudo bom?
    Esse livro realmente é bem fofo,muito recomendado pra quem busca uma leitura rápida e bem tranquila,adorei ler :D
    Assim que nem você,o que mais me chamou a atenção foi a capa,bem atrativa mesmo,mas que realmente acaba sendo uma excelente distração.
    Adorei a resenha!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Cláudio! Eu estou bem, e você?
      Esse livro é um verdadeiro amor, além de ter me "ajudado" durante a viagem de avião. Morro de medo de viajar em aviões e "A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista" fez com que eu me distraísse um pouco e evitou que eu tivesse um ataque de pânico.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  4. Adorei a resenha e com certeza já esta anotado na minha lista de leitura de 2015


    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza de que você não vai se arrepender de comprar esse livro, a história é linda.
      E pode deixar que eu vou visitar o seu blog!
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  5. Já Vi várias postagens sobre esse livro... mas a sua é a mais ampla de todas. Gostei muito e acho q vou até comprar o livro rsrs

    Seu blog é lindo.
    Beijos.
    Www.raaymilhomem.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de fazer algo um pouco mais amplo para contar um pouco do enredo do livro e falar um pouco sobre o que eu gostei/não gostei. E você não vai se arrepender de comprar esse livro!
      Obrigada <3
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  6. Oiii Bruna, tudo bem? vim visitar seu blog e já estou seguindo. Adorei seu cantinho!
    Gostaria muito de te convidar a vir conhecer o meu, ficarei feliz com sua visitinha. Sucesso, beijão

    www.diariodamamae.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que eu vou visitar o seu também, e fico feliz que tenha gostado e agora esteja seguindo o Escritora Whovian. Volte sempre aqui!
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  7. Oi Bruna!
    Fazia tempo que eu não via resenhas desse livro. Na época do lançamento, fiquei com vontade de ler, mas ainda não consegui.
    O final pode ser clichê, mas acho que alguns livros valem a pena pela jornada e não pelo desfecho. Esse parece ser um deles.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mariana, tudo bem?
      Eu só fui descobrir sobre esse livro quase dois anos depois do lançamento, e depois de ver tanta resenha dele decidi comprar e o resultado foi positivo, como deu para perceber na resenha que eu fiz.
      Tem gente que julga muito os clichês, mas pessoalmente eu gosto deles. E com certeza vale a pena ler esse livro, a história é um verdadeiro amor!
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  8. Olá, adorei sua resenha! Vou colocar ele na minha lista de livros para esse ano! bjs http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha e que tenha se interessado em comprar o livro, pode ter certeza de que essa é uma leitura que vale a pena.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  9. Que resenha mais adorável! AMO romances que são rapidinhos e leves! Mais um adicionado na listinha de livros que preciso ler!
    Beijinhos da Éh!
    www.momentosassim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse livro, a diversão é garantida, além de momentos/frases bem fofinhas. E se vier a ler não deixe de me contar o que achou do livro :)
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  10. Amei o livro,amei a resenha,e tudo kkkk amo romances *-*

    beijos

    http://www.worldoffashionbea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha amado o livro, a resenha, tudo.... Digamos que juntou o útil ao agradável hahahaha.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  11. Olá! Quero muuuuiiiito ler esse livro *-*
    Leio sempre coisas boas a respeito dele...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender de comprar esse livro, e depois que ler ele não deixe de me contar o que você achou da história.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  12. Oi. Eu gosto desse tipo de livro para uma leitura despretenciosa, sem expectativas, pra passar o tempo mesmo. Parece ser uma história leve.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história leve, dá pra ler fácil fácil em menos de um dia e o bom é que mal atrapalha nos estudos, é perfeito para passar o tempo.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  13. Ler este livro é estar preparado para o inexplicável, para o lírico e o poético. Não encontrei ainda nas poucas obras que li da autora, uma que fosse apenas sobriedade sincera. É sonho, é pesadelo, é arte, tudo misturado! Me encanta !

    Hungry Eyes
    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você falou tudo que o livro representa nesse único comentário hahahaha mas de fato "A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista" é bem encantador.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  14. Esse titulo, essa capa, essa resenha ♥♥♥
    Tô ficando cada vez com mais vontade de ler esse livro. Ele parece ser um amorzinho. Já vi várias resenhas falando bem dele, e adorei a sua *--*
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse livro e sai recomendando ele para várias amigas minhas que também gostaram, então acredito que você deve acabar gostando do livro assim como a grande maioria.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  15. Adorei a resenha. Cada vez que vejo alguém falar sobre esse livro, mais é a minha vontade de ler. Acho que vou adorar conhecer a história, pois eu amo romances clichês hehe

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não deixe de comprar esse livro, e assim que você ler me conte qual foi a sua opinião sobre a história!
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir