Comemoração do mês de Outubro: Hocus Pocus!

15:49

É um conhecimento geral de que o mês de Outubro há duas datas relativamente importantes que são: O Dia das Crianças (12/10), e o Halloween (31/10). Pensando nisso eu resolvi buscar um modo de homenagear essas duas datas aqui no blog, depois de muitas ideias concluí que nada seria melhor do que falar sobre o filme Hocus Pocus (Abracadabra). Ele se passa no Halloween, e fez parte da infância de boa parte das pessoas, pelo menos é o que eu acredito (mesmo o filme sendo de 1993 ─ quatro anos antes de eu nascer ─ tive a oportunidade de conhecê-lo devido o canal Disney Channel, durante a época da minha infância esse filme passava direto lá, principalmente, no mês de outubro).
"Winnie (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVIII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas há 300 anos devido à pratica de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos." 
O filme começa no ano de 1693, na cidade de Salém, onde três irmãs bruxas: Winifred "Winnie", Sarah e Mary Sanderson, estão atraindo crianças para poderem sugar a energia vitais delas, e ficando mais jovens. Uma garotinha chamada Emily acaba sendo atraída pelas bruxas, mas ela não saiu despercebida. Seu irmão mais velho, Thackery Binx, nota que sua irmã está indo em direção a casa das bruxas que fica na floresta, desse modo, ele a segue na tentativa de a salvar, mas Binx acaba chegando tarde demais e é obrigado a ver a sua irmã morrendo. E como se isso não fosse o bastante, as irmãs Sanderson acabam transformando Thackery em um gato preto, imortal e falante, devido uma ofensa que ele havia direcionado a elas.

Por uma questão de minutos, os aldeões da cidade não chegaram a tempo de ver o que aconteceu com Binx, sendo assim ele acabou sendo "declarado" como morto junto de sua irmã Emily. Como punição as irmãs Sanderson são sentenciadas a morte, mas antes de serem enforcadas, Winifred acaba lançando um feitiço capaz de fazer que elas voltem do mundo dos mortos quando um virgem acendesse a vela da chama negra. Sem meios de regressar para sua família, Thackery resolve usar a sua imortalidade para guardar a casa das bruxas na tentativa de impedir que alguém acenda a vela.

No entanto, 300 anos após a morte de Winnie, Sarah e Mary, no ano de 1993 o feitiço que elas lançaram antes de serem enforcadas acabou se realizando. Apesar dos esforços de Binx, ele não consegue impedir Max Dennison (Omri Katz), um adolescente que se mudou de Los Angeles para Salém, junto de seus pais e sua irmã mais nova Dani (Thora Birch). Ele não estava com grandes expectativas para o Halloween daquele ano, mas ao se apaixonar por Allison (Vinessa Shaw), uma jovem que adora o Dia das Bruxas e que possui um grande conhecimento das irmãs Sanderson, faz com que o rumo das coisas acabe mudando. Max, Dani e Allison se juntam e juntos vão há antiga casa das bruxas.

Os três acabam mexendo em vários objetos, e nesse momento Max acaba acendendo a vela da chama negra (mas antes foi atacado por um gato preto, o Binx) fazendo com que Winnie, Sarah e Mary acabem retornando do mundo dos mortos. Enquanto as irmãs Sanderson estão bolando um plano para sugarem as energias vitais das crianças e ficarem lindas e jovens para sempre, Max, Dani e Alisson tem de impedir que as bruxas acabem concretizando o plano do mal delas, mas não encontram ninguém que acredite na volta delas, assim como, as pessoas acham que as irmãs são apenas três velhotas que já estão muito velhas para o Halloween.

Esse filme me conquistou na primeira vez em que eu o vi, ao mesmo tempo que era um pouco assustador, também tinha uma pitada de comédia (as bruxas tentando se adaptar ao século XX, realmente, é algo muito cômico). Lembro que ele era um dos motivos principais para que eu ficasse animada com a chegada do Dia das Bruxas, que para mim era o sinônimo de "Abracadabra passando direto na Disney". Bons tempos aqueles. E anos mais tarde, acabei comprando o DVD para assistir ao filme sempre que quisesse, um ato do qual não me arrependo, já que faz um bom tempo desde a última vez que eu vi Abracadabra sendo exibido na TV.

Também fiquei um bom tempo viciada na versão da música "I Put a Spell On You", que as irmãs Sanderson acabaram cantando.

Curiosidades:

  1. A canção "Almost Unreal", do Roxette, inicialmente faria parte da tilha sonora de Abracadabra, mas foi descartada. Amúsica integrou a trilha sonora de Super Mario Bros. (1993), lançado no mesmo ano
  2. A personagem Mary Sanderson foi oferecida a Rosie O'Donnell, que não aceitou por não querer interpretar uma "bruxa assustadora".
  3. O personagem Max Dennison foi oferecido a Leonardo DiCaprio, que recusou para atuar em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador (1993).
Ficha Técnica:

  • Título: Hocus Pocus (Abracadabra)
  • Gênero: Fantasia, comédia, família, terror. 
  • Direção: Kenny Ortega
  • Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy, Thora Birch, Vinessa Shaw, Omri Katz, Charles Rocket, Stephanie Faracy, Doug Jones, Sean Murray, Amanda Shepherd.


You Might Also Like

12 comentários

  1. Nossa deu uma nostalgia, lembro que na epoca que eu estava no pré eu amava assistir esse filme.
    Beijos e sucesso com o blog.
    http://livroecafeina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nostalgia é uma palavra exata para definir esse filme, ele me lembra muito da minha infância.
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa esse filme é muito legal mesmo, assisti umas duas vezes, mas já faz muito tempo..deu até saudades kkk. Beijos!!!
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá garotas! Eu estou bem, e vocês?

      Mesmo depois de sete anos esse filme ainda é um dos meus preferidos, e eu até procurei alguma versão completa do filme para poder postar aqui caso alguém quisesse assistir novamente, mas infelizmente eu não consegui achar :(
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  3. Já vi esse filme quando era novinha e lembro que gostei. A Amanda deve estar bem novinha aí.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era uma verdadeira viciada nesse filme e, se não me engando, nesse filme a Amanda fez o papel da Emily Binx. Ela era um verdadeiro projeto de gente.

      Excluir
  4. Amo esse filme, assisti várias vezes quando era mais nova <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é impossível não gostar desse filme <3
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  5. Oiii. Nossa, eu assisti esse filme tantas e tantas vezes. Muito bom relembrar dele aqui. Mas eu tbm o achava meio assustador. hehehhehe. e agora bateu uma vontade de assistir de novo =D Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até procurei alguma versão completa do filme para poder postar aqui caso alguém quisesse assistir novamente, mas infelizmente eu não consegui achar :(
      Bjs e sucesso com o blog!

      Excluir
  6. Eu tenho que confessar que nunca vi esse filme, embora eu tenha o DVD. Acho que talvez eu aproveite a data para assistir. Amo tanto o Halloween (e outras culturas de outros países) que acredito que nasci no país errado viu #xatiada No Brasil nunca tem essas coisas legais =(

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava até procurando o filme completo e online para a pessoas verem o filme, mas não achei :( Também adoro o Halloween e bem que aqui no Brasil o pessoal poderia comemorar essa festividade.

      Excluir