Resenha: Tudo e Todas as Coisas

09:51

Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor(a): Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 280
Classificação: 5/5

Durante certo tempo ouvi as pessoas comentarem a respeito desse livro da Nicola Yoon, que até ganhou um filme. Não pude deixar de ficar curiosa a respeito dessa história uma vez que tinha vários comentários positivos, e foi assim que eu resolvi ler "Tudo e Todas as Coisas". 

"Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.

A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.

Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.

Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe."

No livro conhecemos a história de Madeline, uma jovem de 18 anos que por conta de sua doença não pode sair de casa. Ela possui uma imunodeficiência muito grave. Basicamente Madeline tem alergia ao mundo, sendo assim a sua casa é o único ambiente seguro em que ela pode estar — é toda equipada e esterilizada para evitar que ela possa ter uma reação alérgica que possa a levar a morte. As únicas pessoas com quem ela mantém contato é sua mãe superprotetora, que também é médica, e sua enfermeira, Carla.

Por conta de sua doença os dias de Madeline são praticamente os mesmos, uma rotina tão metódica que não tem exceção para surpresas. Somente em seu aniversário que a garota e sua mãe tiram o dia para fazer tudo junto, mas tudo dentro de casa como de costume. O mundo é um grande perigo e Madeline não pode arriscar a sua vida, já é um verdadeiro milagre ela ter conseguido atingir os 18 anos de idade.
"— O que você pediu? — pergunta ela assim que abro os olhos. Só existe uma coisa que eu possa desejar: uma cura milagrosa que me permita correr lá fora, livre como um animal selvagem. Mas nunca peço isso, porque é impossível. É como pedir que sereias, dragões e unicórnios existam de verdade. Então, peço alguma coisa mais provável do que a cura. Alguma coisa que não nos deixe tristes ao ser dita. — A paz mundial — respondo."

A vida da jovem acaba virando uma reviravolta quando uma família se muda para a casa vizinha. Madeline passa o o seu dia observando a rotina de seus novos vizinhos, se pegando atenta ao detalhes. O membro que mais lhe chama atenção é um rapaz alto, magro e que usa roupas pretas. O seu nome é Olly

Depois de tanto tempo apenas observando pela janela Madeline e Olly começam a desenvolver uma amizade. Eles trocam algumas mensagens pelo chat do e-mail, a única forma possível uma vez que Maddy não pode sair de sua casa e nem Olly pode a visitar. Porém, é inevitável evitar que uma forte conexão se estabeleça entre eles, algo tão forte ao ponto de Madeline querer deixar a proteção de sua casa para trás apenas para poder o conhecer. O mundo não é mais o seu maior perigo, e sim o amor já que está certa que irá acabar saindo dessa história com o coração partido.

"Madline: Não sou princesa. 
Madline: E não preciso que ninguém venha me salvar. 
Olly: tudo bem. também não sou um príncipe 
Madline: Você me acha bonita? 
Olly: para uma princesa fantasma espiã de contos de fadas? claro que acho."

Inicialmente quando li a sinopse do livro eu estava imaginando algo muito parecido com a "A Culpa é das Estrelas", até mesmo acabei julgando a ideia como algo bastante clichê. Apesar disso resolvi ler "Tudo e Todas as Coisas" e no final da leitura percebi que de semelhança com ACEDE é mínima, a única coisa em comum é uma jovem com uma doença mortal. O livro de Nicola Yoon foi surpreendente. 

A leitura foi completamente envolvente, depois que comecei a ler não consegui mais parar. Consegui entender o porquê de tantos comentários positivos a respeito de "Tudo e Todas as Coisas". Nicola Yoon conseguiu construir um plot twist surpreendente, algo que eu nunca teria conseguido imaginar e que render a originalidade da história.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sou louca para ler esse livro, vi o trailer do filme e me apaixonei <3

    SHAUNNE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem com você?
      Esse livro é muito interessante e me surpreendi bastante durante a leitura, agora só falta ver o filme.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir