Das páginas para a tela: como funciona a adaptação cinematográfica

05:35

As adaptações literárias são um nicho lucrativo para a indústria cinematográfica e para as empresas de streaming (Crédito: Bruna Curi)
Uma questão que sempre perpetuou no meio literário e cinematográfico diz respeito às adaptações literárias, da famosa discussão que não tem fim: “O livro ou o filme. Qual é o melhor?”. Enquanto alguns defendem as produções de cinema, outras pessoas ficam a favor dos livros nesta batalha, uma vez que as obras literárias abrangem alguns detalhes que as películas não são capazes de retratar.

Apesar dessa discussão aparentar ser bastante simplista, o estudante de cinema do Centro Universitário Una, Fábio Costa de Lima, explica que falar sobre adaptações literárias é mais complexo do que parece. Em primeiro lugar, para transformar um livro em uma série ou filme, é preciso fazer uma pesquisa sobre o tema que a obra aborda, o contexto social em que se passa a história e sobre seus personagens. A partir daí, podem ser classificadas três tipos de adaptações: transposição, pesquisa e a analogia.

O livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, da J.K. Rowling, inspirou a nova saga de filmes do universo de Harry Potter estrelada por Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Ezra Miller, Alison Sudol e Dan Fogler (Crédito: Bruna Curi)
“Se a adaptação não tem seus detalhes inalterados, ela é chamada de transposição. Enquanto isso, outro método utilizado para produzir as adaptações literárias é a pesquisa, que é realizada com a intenção de mudar a obra caso outra mensagem ou interpretação sejam feitas, mas mantendo sua originalidade. Por último, no caso da analogia, o livro é usado somente como uma inspiração para o filme”, conta. Além disso, segundo o estudante, em todos os métodos utilizados para se produzir adaptações literárias, há a participação e autorização do escritor do livro, caso este esteja vivo.

Além das três formas de se produzir uma adaptação literária, o estudante também chama atenção para dificuldade em adaptar um livro para o meio cinematográfico ou televisivo. Para ele, uma das maiores dificuldades é o filme ou série transmitir o mesmo sentimento que o livro passa para o leitor, sem contar a maneira de retratar uma determinada passagem do livro. “O filme tenta recriar tais momentos, mas ao fazer isso pode acabar errando na visão ou esquecendo de algo”.

LIVRO OU FILME?

Contudo, devido o conhecimento popular, nem todas as pessoas tem noção das técnicas utilizadas para adaptar um livro para a telinha do cinema ou da televisão, e dos desafios que fazem parte do processo. Dessa forma, que as comparações são inevitáveis.
Uma das adaptações mais criticada pelos fãs é O Ladrão de Raios, baseada no best-seller de Rick Riordan (Crédito: Bruna Curi)
Mas, para Lima, se trata de algo injusto. Na visão do estudante, existem diversas formas para se produzir adaptações e elas são produtos completamente diferentes e os recursos utilizados para avaliá-los são, consequentemente, diferentes. “Sempre vão existir pessoas que vão ver problemas em uma adaptação, ou que vão considerar o filme superior ao livro. O que se deve ter em mente é que tanto um livro quanto um filme tem seus pontos positivos e negativos, não é necessário ficar fazendo comparações ou menosprezando uma destas produções”, conclui.

ADAPTAÇÕES MARCANTES

Todos os anos são lançados filmes e séries baseados em livros, ou que estão adaptando alguma história de um best-seller. Dessa forma, é possível citar algumas adaptações literárias que marcaram a história cinematográfica ou que fizeram um enorme sucesso entre o público.

1) O ILUMINADO (1980)

Jack Nicholson no filme O Iluminado, dirigido por Kubrick
Baseado no livro O Iluminado, escrito por Stephen King, o filme dirigido por Stanley Kubrick vai abordar alguns acontecimentos na vida da família Torrance. Tudo começa quando Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado para trabalhar como vigia em um hotel no Colorado, de forma que ele se muda para o local junto de sua esposa, Wendy Torrance (Shelley Duvall), e seu filho, Dany (Danny Lloyd). Porém, o isolamento da família no Colorado começa causar certos problemas. Jack se torna cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho começa a ter visões baseadas em acontecimentos que ocorreram no passado.

2) HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)

Hermione (Emma Watson), Harry (Daniel Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) ficaram conhecidos como "O Trio de Ouro" pelos fãs da saga
É possível afirmar que os filmes da saga Harry Potter, que foram baseados nos livros da escritora britânica J.K. Rowling, se tornaram um grande sucesso cinematográfico, de forma que, até hoje, Rowling continua trabalhando e expandindo esse universo que ela criou e até hoje alguns atores são reconhecidos por seus papéis nos filmes da saga.

Dessa forma, entre todos os filmes de Harry Potter, é importante falar sobre o primeiro: Harry Potter e a Pedra Filosofal, dirigido por Chris Columbus. A película conta a história de Harry Potter (Daniel Radcliffe), um garoto órfão de 10 anos que vive junto de seus tios, os Dursley. Seus tios se orgulham ao dizer que eles são completamente normais e que levam uma vida bastante comum, mas tudo muda quando Harry recebe uma carta dizendo que ele foi aceito para entrar em Hogwarts, uma escola super famosa por instruir jovens bruxos e bruxas. A partir daí, Harry vai começar a sua aventura pelo mundo bruxo, junto de seus novos melhores amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson), além de descobrir a verdade por trás da morte de seus pais.

3) ORGULHO E PRECONCEITO (2005)


Keira Knightley e Matthew Macfayen como o amado casal Elizabeth Bennet e Mr. Darcy
O clássico Orgulho Preconceito, da escritora britânica Jane Austen, já ganhou uma série de adaptações para a televisão e para o cinema — inclusive, o ator Colin Firth foi eternizado como Mr. Darcy na minissérie lançada em 1995 e dirigida por Andrew Davies. Mas, entre as várias adaptações que esse clássico da literatura ganhou, a que mais se destaca é Orgulho e Preconceito, lançado em 2005, dirigido por Joe Wright e estrelado por Keira Knightley, Matthew Macfadyen, Talulah Riley, Rosamund Pike, Jena Malone, Carey Mulligan, Donald Sutherland e Brenda Blethyn.

O filme de 2005 retrata a vida das cinco irmãs Bennet: Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan). Entre todas as irmãs, Elizabeth é a única que não demonstra interesse em se casar, o que acaba gerando alguns atritos com sua mãe (Brenda Blethyn), que sonha em casar todas suas filhas. Essa vontade apenas aumenta com a chegada do sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, à região. Jane logo acaba conquistando o coração do sr. Bingley, enquanto Elizabeth se desentende com o sr. Darcy (Matthew Macfadyen) que, apesar de muito bonito, também é muito esnobe. Mesmo não tendo nenhum interesse no sr. Darcy, os encontros dele e de Elizabeth se tornam mais frequentes, assim como suas discussões.

4) JOGOS VORAZES: EM CHAMAS (2013)


Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) foram os representantes do Distrito 12 no Massacre Quaternário
Outra trilogia de livros que rendeu filmes aclamados pelo público infanto-juvenil foi a de Jogos Vorazes, escrita por Suzanne Collins e que retrata um universo distópico. Neste universo criado por Collins, a região da América do Norte dá lugar a Panem, uma nova nação. Para manter a ordem e o controle sob a população, Panem é dividida em 12 distritos e cada um tem sua especialidade, de forma que alguns são mais pobres do que outros. Além disso, anualmente os distritos são obrigados a oferecer um garoto e uma garota, também conhecidos como tributos, para competir até a morte nos Jogos Vorazes.

Entre os quatro filmes baseado na trilogia escrita por Suzanne Collins, o que se destaca é: Jogos Vorazes: Em Chamas, lançado em 2013 e dirigido por Francis Lawrence. A história da película se passa após os acontecimentos do primeiro filme, Jogos Vorazes (2012). Depois de vencer os jogos, Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) são obrigados a participar de uma edição especial do evento, o Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos e que reúne alguns vencedores de edições passadas.

5) PODRES DE RICOS (2018)


Outra adaptação que chamou atenção no cenário cinematográfico foi a comédia romântica Podres de Ricos, baseado no livro Asiáticos Podres de Ricos de Kevin Kwan. O filme foi dirigido por Jon M. Chu e conta a história de Rachel Chu (Constance Wu), uma mulher chinesa que mora há anos junto de sua mãe nos Estados Unidos. Ela trabalha como professora em uma faculdade em Nova York e namora com Nick Young (Henry Golding), mas apesar de estarem juntos por um bom tempo Nick nunca deu detalhes de sua vida pessoal ou sobre sua família. Mas, a situação muda quando Nick convida Rachel para ir ao casamento de seu melhor amigo, em Singapura. Durante a viagem, Rachel vai conhecer um pouco mais sobre a família do seu namorado, dos costumes locais e ainda vai passar por alguns problemas envolvendo a família de Nick, uma vez que a mãe (Michelle Yeoh) dele desaprova o namoro.

Algo que fez que a película destacar-se entre as demais comédias românticas, é a representatividade presente em Podres de Ricos. O elenco do filme é composto apenas por atores asiáticos ou sino-americanos, e a última produção deste porte foi feita em 1993, em O Clube da Felicidade e da Sorte, de Wayne Wang. Além disso, Podres de Ricos aborda a cultura oriental e a cultura local de Singapura sem ser estereotipado.

ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS DE 2019

Assim como nos anos anteriores, 2019 está cheio de lançamentos cinematográficos que estão despertando atenção e interesse do público. A produção de adaptações literária é um nicho que está se tornando cada vez mais lucrativo para a indústria cinematográfica e para as  plataformas de streaming, como a Netflix, que vêm investindo em produções deste estilo — somente no ano passado a Netflix lançou várias produções baseadas em livros: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata, Para Todos Os Garotos Que Já Amei, Bird Box, Dumplin' e A Barraca do Beijo. E entre os filmes que foram lançados e que vão ser lançados neste ano, é preciso falar especificamente sobre algumas adaptações literárias.

1) COMO TREINAR SEU DRAGÃO 3 (17 de janeiro de 2019)

A emocionante despedida entre Banguela e Soluço
Inspirado na série de livros Como Treinar Seu Dragão, de Cressida Cowell, Como Treinar seu Dragão 3 chegou aos cinemas no primeiro semestre de 2019. O filme aborda a tentativa de Soluço, um jovem viking, de encontrar um lar ideal que permita a convivência pacífica entre homens e dragões. Mas, para isso acontecer, Soluço e seus amigos vão precisar enfrentar vários caçadores perigosos, incluindo Grimmel, que está atrás de Banguela, um dragão Fúria da Noite e o melhor amigo de Soluço. Como Treinar Seu Dragão 3 marcou o fim de uma das trilogias mais consistentes produzidas pela DreamWorks.

2) A CINCO PASSOS DE VOCÊ (21 de março de 2019)

Will (Cole Sprouse) e Stella (Haley Lu Richardson) quebram as regras para ficarem juntos
Baseado no romance homônimo de Rachael Lippincott, Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, o filme A Cinco Passos de Você vai mostrar o romance vivido pelos adolescentes Stella Grant (Haley Lu Richardson) e Will Newman (Cole Sprouse). Mas, diferentes dos jovens comuns, os dois sofrem com a fibrose cística (uma doença que afeta, principalmente, os pulmões, pâncreas e sistema digestivo), o que dificulta bastante a situação deles, uma vez que eles não podem ficar perto um do outro. Sendo assim, para poder viver essa história de amor, Stella e Will começam a quebrar as regras e se rebelarem contra o rigoroso tratamento.

3) TURMA DA MÔNICA LAÇOS (27 de junho de 2019)

Gabriel Moreira, Giulia Benite, Kevin Vechiatto e Laura Rauseo dão vida aos icônicos personagens criados por Maurício de Sousa
A turminha mais amada e queria do Brasil também ganhou uma adaptação literária neste ano e, dessa vez, em forma de live-action! O filme Turma da Monica: Laços, que  foi baseado na historia em quadrinhos escrita por Vitor e Lu Cafaggie, conta uma aventura da turminha do Bairro do Limoeiro. Desta vez, Cebolinha (Kevin Vechiatto), Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira) vão sair em busca do Floquinho, o cachorro do Cebolinha, que desapareceu misteriosamente.

4) IT: CAPÍTULO 2 (5 de setembro de 2019)

O Clube dos Otários se reuniu novamente após 27 anos afastados
O famoso livro It, do autor norte-americano Stephen King, ganhou sua segunda adaptação no segundo semestre deste ano. It: Capítulo 2 se passa 27 anos após os acontecimentos de It: A Coisa (2017). Tudo começa quando Mike (Isaiah Mustafa) descobre que o palhaço assassino, Pennywise (Bill Skarsgård), está de volta à pacata cidade de Derry. Para evitar que o Pennywise mate mais pessoas do que a última vez, Mike decide convocar o seu grupo de amigos (carinhosamente conhecidos como Clube dos Otários) para deter Pennywise. Porém, retornar para Derry não vai ser tão fácil como Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jay Ryan) e Eddie (James Ransone) tinham imaginado, eles vão precisar confrontar todos os traumas de seu passado.

5) ADORÁVEIS MULHERES (lançamento previsto para dezembro de 2019)

As irmãs Meg (Emma Watson), Amy (Florence Pugh), Jo (Saoirse Ronan) e Beth (Eliza Scanlen)
O clássico da literatura Mulherzinhas, escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1861, também vai ganhar uma adaptação literária neste ano. O filme Adoráveis Mulheres, que foi dirigido por Greta Gerwig, a mesma diretora de Lady Bird: A Hora de Voar, vai contar sobre a história das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) durante o período da Guerra Civil que ocorreu nos Estados Unidos.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Quero muito que tenha a continuação de para todos os garotos que já amei no cinema. Achei que a trama ficou ótima.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Texto muito bom, não conhecia nada por trás das adaptações e foi bom conhecer um pouco.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir