O constante enredo de O Tempo Não Para

09:36

De um modo geral, as novelas da sete da Rede Globo são mais propícias a tramas inventivas, marcadas pela experimentação e criatividade. Um exemplo disso, foi a telenovela Deus Salve o Rei (2018). Outra novela que se destacou por sua trama bastante criativa foi O Tempo Não Para, dirigida por Marcelo Travesso e Adriano Melo, e que chegou ao fim no dia 28 de janeiro de 2019.

A primeira parte da trama se passa em 1886, e é nesse momento que o público é apresentado pela família Sabino Machado, moradores da Freguesia do Ó e donos de diversas terras. O patriarca Dom Sabino (Edson Celulari) resolveu organizar uma viagem para toda sua família e empregados no Albatroz, um dos navios mais seguros da época. Além de poderem conhecer o estaleiro que Dom Sabino comprou na Inglaterra, a viagem também é a oportunidade de manter sua filha mais velha, Marocas (Juliana Paiva), longe das fofocas da cidade, após recusar-se a casar diante do altar.

Embora a viagem para a Inglaterra tivesse tudo para ser segura, um desvio na rota para uma breve visita à Patagônia, vai mudar o destino do Albatroz e de todos seus passageiros. O navio se choca com um iceberg, de forma que o caos e o medo tomam conta de todos à bordo, mas não há muito o que fazer. Em questão de poucas horas, o Albatroz naufraga.

Porém, devido à baixa temperatura da água, os membros da família Sabino Machado e seus empregados acabam sendo congelados. Ao todo, são treze pessoas: Dom Sabino, Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas, as gêmeas Kiki (Nathália Gonçalves) e Nico (Raphaela Alvitos), Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna), Cesária (Olívia Araújo), Menelau (David Junior), Cecílio (Maicon Rodrigues), Teófilo (Kiko Mascarenhas), Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) e o jovem Bento (Bruno Montaleone).
Em 2018, 132 anos após o acidente, inicia-se a segunda fase da novela. Tudo começa quando Samuca (Nicolas Prattes), um empresário que está surfando na praia do Guarujá, São Paulo, avista um bloco de gelo enorme flutuando em um bloco de gelo gigante. Era o iceberg onde Marocas se encontrava. Ele fica fascinado por ela e decide ajudá-la, Samuca faz de tudo para tirá-la do bloco de gelo. Essa é uma tarefa difícil e um pouco perigosa, mas apesar de todas as dificuldades, Samuca consegue ajudar Marocas e acabam indo parar na Ilha Vermelha (região fictícia), onde recebem ajuda.

Enquanto isso, o bloco de gelo onde se encontrava o restante da família Sabino Machado e seus empregados, são recolhidos pelas autoridades e levados para a Criotec, um laboratório especializado em criogenia.

As principais pessoas responsáveis por ajudar os congelados (cada um foi acordando em seu respectivo tempos) a se adaptar nessa nova realidade, e a se unirem novamente, foram: Samuca, sua mãe, Carmen (Christiane Torloni), e Eliseu (Milton Gonçalves), um simpático catador de latinhas.
Durante boa parte da trama, O Tempo Não Para teve uma trajetória consistente. Os capítulos eram dinâmicos; com muito humor presente, com os congelados descobrindo as maravilhas do século XII, e tendo que se adaptar à essa nova realidade. Objetos como carro ou televisão, no início, causavam grande estranhamento para eles. Além disso, a novela sempre fazia críticas sociais persistentes.

O Tempo Não Para chegou ao fim no dia 28 de janeiro, e o último capítulo foi marcado com uma boa média por audiência (24 pontos somente na Grande São Paulo). Porém, algumas decisões tomadas pelos diretores não agradaram alguns internautas, que criticaram alguns dos desfechos apresentados. Dessa forma, O Tempo Não Para não teve o final grandioso que tanto merecia, mas isso não muda o fato de que a novela apresentou uma trama interessante do início ao fim.

You Might Also Like

0 comentários