Resenha: Você

03:52

Título: Você
Autor(a): Caroline Kepnes
Editora: Rocco
Número de páginas: 384
Classificação: 3/5

Não se pode negar que a série "You" se tornou um grande fenômeno, com várias pessoas comentando ao seu respeito. E em uma das críticas que eu li, lembro das pessoas estarem elogiando a adaptação, falando que era bem melhor do que o livro. Dessa forma, depois de assistir a série, eu resolvi ler o livro "Você", da Caroline Kepnes para tirar minhas próprias conclusões.

"Bestseller do The New York Times, o romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, além de resenhas estreladas, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA. Não é para menos. Hipnótico, assustador, brilhante são alguns dos adjetivos usados para descrever este thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. A trama tem início quando Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais."

A trama se inicia na livraria onde Joseph "Joe" Goldberg trabalha. Trata-se de mais um dia comum de trabalho, em que ele realiza suas vendas na loja e observa o gosto literário dos clientes que frequentam o local. Nada fora do comum. A atenção de Joe é despertada quando ele observa uma mulher, na faixa de seus 20 e poucos anos, andando pelo setor de ficção F-K. Não demora muito para ele fazer suposições sobre o gosto literário e sobre outros aspectos da vida dela, imaginando como é a personalidade e o modo de agir da mulher. Ela é sexy, aparenta ser inteligente e é a mulher ideal para o Joe (ela apenas não sabe desse detalhe, ainda). 

Trata-se de Guinevere Beck, ou simplesmente Beck. Por mais que tivesse dinheiro suficiente para pagar os livros, ela opta por pagar no seu cartão de crédito. Para Joe, esse simples ato é como uma indireta, como se Beck quisesse que ele descobrisse o nome dela. Como Guinevere Beck é um nome muito incomum, não demora muito para que Joe ache o perfil dela nas redes sociais e as primeiras impressões não são as melhores. Por que ela não mencionou do encontro deles na livraria? Além disso, em sua biografia do Twitter está escrito #falocomestranhos. Nada disso é um bom sinal. Joe achou que tinha impressionado Beck, que ela estava interessada nele, mas, a verdade é que ele não passa de um estranho. 

"Você entra na livraria e sorri e mantém a mão  na porta para garantir que ela não bata. Sorri, constrangida por ser uma garota legal, suas unhas estão sem esmalte, seu suéter em gola V bege torna impossível saber se está usando sutiã, mas acho que não esteja".
Através das redes sociais, Joe consegue descobrir diversas informações sobre a vida de Beck, inclusive o endereço de sua casa. Dessa forma, ele passa a perseguir ela em diversos momentos. Ele fica observando-a pela janela do apartamento. Ele inventa que o gás está vazando apenas para entrar no apartamento dela. Ele a segue para todos os lugares. Ele fica lendo os e-mails e mensagens de texto que ela troca com as pessoas. Aos poucos, Joe vai traçando a rotina de Beck, decora os seus horários e apenas pensa no melhor momento para poderem se encontrar.

Em sua cabeça, tudo que ele faz para conquistar Beck é válido. Ele acredita que é o cara ideal para ela, da mesma forma que ela é a mulher de sua vida. Dessa forma, ele não apresenta nenhum remoço ao interferir nas amizades e relacionamentos de Beck. Tudo que ele está fazendo tem uma justificativa, tudo é em nome do amor. Como ele pode estar errado? Cada vez mais, Joe vai alimentando a sua obsessão ao ponto disso se tornar perigoso para Beck e para as pessoas que convivem com ela.

"Não foi culpa minha Candace ter me seguido até a beira d'água, e não foi culpa munha eu tê-la apanhado, tê-la segurado na água e tê-la visto passar para o grande além. Ela queria estar lá, ou não teria ido até a água comigo. Ela sabia que estava me matando, e sabia que eu não era do tipo que cai sem lutar".

Não posso negar que estava com grandes expectativas para a leitura de "Você", afinal de contas a série estava sendo muito elogiada e eu imaginava que o livro ia ser tão bom quanto. Mas, durante a leitura acabei me decepcionando um pouco. Nunca pensei que seria capaz de falar isso, mas a série consegue ser bem melhor do que o livro. Apesar da ideia da autora ter sido genial, sinto que funcionou melhor como um produto audiovisual. Em alguns momentos achei a leitura bem arrastada e repetitiva, sempre mostrando o Joe com os mesmos pensamentos. O livro é muito focado no Joe, enquanto a série amplia essa visão, o que torna tudo mais interessante. 

No geral, posso dizer que "Você" é um livro regular. A leitura não conseguiu atingir ou exceder as minhas expectativas, mas também não foi um fracasso total. Por mais que a ideia de Caroline Kepnes seja interessante, sinto que a trama do livro não foi muito bem desenvolvida. Apesar do ponto de vista da história ser do Joe, podiam ter explorado mais outros personagens, pois alguns monólogos dele podiam ser bem cansativos e repetitivos.  Então, se você pretende ler "Você", da Caroline Kepnes, apenas tenha em mente que a série é  bem melhor do que o livro.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, sempre que descubro que um filme ou série é adaptado de um livro me interesso mais ainda. E normalmente me surpreendo porque vendo a adaptação antes gosto das duas, agora se ler o livro antes é muito difícil eu gostar!

    https://blogpaginasembranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir