Resenha: Nimona

00:00

Título: Nimona
Autor(a): Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 272
Classificação: 4/5

Sabe aquelas pessoas que sempre indicam livros maravilhosos, que conquistam as pessoas com a resenha? É assim que eu posso descrever a minha amiga Laura, do blog Nostalgia Cinza. Sempre amei as resenhas delas e as indicações, e por esse motivo eu resolvi me aventurar lendo "Nimona", a graphic novel escrita e ilustrada por Noelle Stevenson

"Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão.
Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo.
Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro."

No quadrinho conhecemos um pouco da história de Nimona, uma jovem garota que é metamorfa (ela consegue se transformar em qualquer pessoa ou animal, desde que esse ser realmente exista), e que sonha em trabalhar ao lado de Lorde Ballister Coração-Negro, um dos maiores vilões de todos os tempo. Ele é conhecido por sempre estar inventando planos para derrotar seu arqui-inimigo, o Sir Ambrosius Ouropelvis.

Porém, todos os planos de Coração-Negro contra Ouropelvis sempre falham miseravelmente, de forma que a ajuda de Nimona pode ser bastante útil já que ela é uma garota bastante poderosa. E nos primeiros trabalhos entre Coração-Negro e Nimona, fica claro que os dois formam uma dupla poderosa e difícil de ser derrotada. O único problema são alguns pensamentos diferentes que os dois têm. Por mais que seja um super vilão, Lorde Ballister têm limites morais, alguns dos quais Nimona discorda. Para ela, ser uma vilã significa criar suas próprias regras e matar as pessoas.
“Somos vilões! Às vezes os vilões matam algumas pessoas!”

O mundo criado por Noelle Stevenson é simplesmente incrível! Ao mesmo tempo em que a história mistura característica dos reinos medievais (cavaleiros, criaturas místicas como dragões, justas), também é possível notar alguns aspectos de ficção científica presente nos experimentos e armas desenvolvidas. Outra questão interessante é ver como é tratada os conceitos entre bem e mal. Na história, os vilões não são totalmente malvados e os heróis não são 100% bons. No universo construído pela autora, nem tudo é preto no branco ou branco no preto.

"Nimona" é uma história incrível e que apresenta personagens bem desenvolvidos, que são bem aprofundados ao longo da narrativa, permitindo o leitor conhecer um pouco do passado de cada. Os desenhos são lindos, e é interessante a escolha da paleta de cores (no geral é usado um tom mais vibrante, mas nos flashbacks os tons são mais terrosos). Então, se você está procurando uma história divertida, com muita ação e personagens envolventes, "Nimona" me parece ser a escolha correta.

You Might Also Like

0 comentários