Resenha: Mariana

02:21

Título: Mariana
Autor(a): Ana Rapha Nunes
Editora: Inverso
Número de páginas: 110
Classificação: 5/5

É com alegria que venho falar da minha parceria com a autora Ana Rapha Nunes, que me enviou um exemplar do seu livro em pdf e pediu para que eu resenhasse. Uma coisa que me despertou bastante atenção foi o desenho delicado e muito bonito da capa. e a sinopse também me deixou interessada para descobrir um pouco mais dessa fascinante história. Foi uma honra ler e poder resenhar esse livro, ainda mais que a narrativa se passa na minha terra: Minas Gerais.
"Mariana é uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar…
No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Lá surgirão novos amigos, florescerão descobertas e o seu primeiro amor. Mas um mar de lama atravessará o seu destino.
A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra. Em poucos minutos, a sua vida e a de tanta gente irão virar de cabeça para baixo. O que fará Mariana diante desse novo universo?"
O livro nos conta a vida de Mariana, uma jovem de 12 anos de idade, que é conhecida por ser uma garota meiga e cheia de energia. Filha da Flávia e do Etevaldo, ela sempre morou na cidade de Timóteo, interior de Minas Gerais. Um de seus maiores sonhos é um dia ganhar um irmão mais novo, mas de tanto que seus pais vivem postergando isso Mari já perdeu as esperanças, e nem é um grande problema por seu primo Bartolomeu ser como um verdadeiro irmão para ela, um irmão que ela nunca teve.

Quando seu pai recebe a proposta de um novo emprego a alegria reina pela casa, afinal de contas ele iria passar a ganhar melhor e não precisaria passar tanto tempo fora de casa — consequências de seu trabalho como caminhoneiro. Porém, para esse novo emprego a família Cruz precisaria se mudar para a cidade de Mariana, deixando os familiares e amigos para trás.

Fátima fica insegura em deixar suas duas irmãs e sua mãe, mas sabe que é necessário fazer esse sacrifício para o bem de sua própria família. Quem não gosta mesmo dessa notícia é a filha do casal. Mariana não quer deixar a sua cidade, não quer abandonar seus amigos e nem trocar de escola. Estavam tão bem em Timóteo, perto de sua família e amigos, não tinham a necessidade de se mudar. Pelo menos era isso que Mari achava.
" — Se der errado, volta atrás. Igual casamento, tem separação — e beijou a irmã, querendo consolá-la. Seria duro ficar longe dela, mas seria para o seu bem. O amor verdadeiro não é egoísta."
Para a jovem garota foi difícil se acostumar com a mudança, mas até que a nova vida na cidade de Mariana estava sendo bem agradável. A casinha onde moravam era pequena, mas muito aconchegante e tinha certo charme. Era simples e linda.

Na escola, Mari conseguiu se enturmar e fez duas amigas: Brenda e Renata. As aulas eram interessantes, o que despertava a vontade da garota de aprender. Ela apenas não tinha muita paciência para Bebeto, um garoto lindo e muito popular de sua escola que vivia a importunando. E como qualquer jovem, Mariana vai aprendendo a lidar com a mudança. Sua vida passa a ser cheia de aventuras e diversão ao lado de seus amigos.
"— Ora, Mari, não seja boba, acho que Bebeto está apaixonado por você — falou Brenda, com uma pontinha de ciúmes.
Mariana olhou para a amiga e começou a gargalhar sem parar. Teve um ataque de riso, que logo foi cessado pelo inspetor que passava no pátio e chamou a atenção da menina. Ela se aquietou, baixou os olhos, mas logo respondera à amiga, indignada:
— Imagina! Se ele gostasse de mim, teria que falar coisas gentis e se mostrar apaixonado com gentileza e carinho. Não gosto dessa forma de amor. Não acredito nela — disse Mariana, já mudando de assunto."
Fazia tempo desde que eu não lia um livro infanto-juvenil e eu acabei me encantando pela história. A escrita da Ana Rapha Nunes é simples e envolvente, quando comecei a ler não consegui mais parar. Acabei o livro em menos de um dia e posso afirmar com toda certeza que eu amei. Foi uma narrativa muito bem construída.

O modo que a autora descreve o desastre ambiental que aconteceu em Mariana foi muito bom, a impressão que passou foi que ela estava lá durante toda a tragédia: desde o momento em que as pessoas correram em desespero para se salvar, e quando já estavam no abrigo. Ela conseguiu retratar a dor da perda que muitas pessoas sofreram. E, pessoalmente, achei muito importante ela ter falado sobre essa tragédia em um momento em que quase ninguém comenta sobre o ocorrido.

Se você ficou com vontade de adquirir um exemplar você pode conseguir no site da Editora, ou através do Facebook da Ana. Com personagens envolventes e uma narrativa tocante "Mariana" é um ótimo livro, recomendo ele tanto para as crianças quanto para os adultos. Não importa a idade do leitor, pois vai continuar sendo uma história muito bonita e que me emocionou.

You Might Also Like

19 comentários

  1. Bruna o desenho da capa é realmente lindo, a história do livro é bem agradável, simples, doce, é uma história leve fácil de ler, ainda não tinha ouvido falar do livro mas fiquei encantada pela história, mudança de vida sempre mexe com a gente e para a personagem deve ter sido bem legal, Bruna bjs.

    ResponderExcluir
  2. Só pela sinopse e resenha, já gostei muito da história do livro, algum dia quero muito ler, adorei.

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou viciada em livros não nego e essa resenha me deixou super curiosa para saber todo o inrredo da historia, só gostaria de saber se é de inspirado na vida dela ou foi uma historia que ela inventou?

    ResponderExcluir
  4. oi flor amei seu post,amo livros parabéns pelo blog um beijo.
    https://alzineterodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sua história é um pouco semelhante à minha história, também a de meus filhos quando chegamos ao Japão, é uma história que envolve muitas saudade. Para o bem da nossa família, devemos todos estar juntos, a sinopse desta história é linda, beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, tudo bem?

    Fiquei muito interessada no livro depois da resenha, você conseguiu passar todas as emoções da história e gostei disso. Assim como a personagem principal, também tive que me mudar nessa época da vida e isto foi muito difícil, pois você precisa se adaptar a uma realidade totalmente diferente. A autora abordar um tema como o desastre de Mariana em uma história infanto-juvenil é muito importante e mostra a simplicidade e capacidade dela. Uma ótima resenha que me deixou querendo mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Também sou dessas que me apaixono pelo livro pela capa, e convenhamos, esta capa é linda!! Fiquei com vontade de ler o livro pois parece que passa muitas emoções!!!

    ResponderExcluir
  8. Capa lindíssima. A história parece encantadora e agradável a ler.
    Muito boa resenha.
    Beijos
    uma-grande-aventura.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Eu me interessei demais em ler o livro! Mariana, que vai morar em Mariana! Que sinopse incrível.Acredito que deve ser um livro muito emocionante, daqueles que vc não pára de ler.Fomos testemunhas desse desastre e acredito que o livro nos levará muito para dentro deste contexto.Sentiremos o que Mariana sentiu, de forma empática! Parabéns! Que capa linda tbm né? Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  10. A capa está linda realmente, a história é baseada em fatos reais? Me pareceu que sim.. de qualquer forma sua resenha foi muito bem feita.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente parabéns pela parceria amore e que venham muitas outras <3
    Eu achei sua resenha super bem explicado na e bem atraente.
    E essa capa então? Nem tenho palavras pra dizer o quanto é fofa haha.
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela Parceria!
    Gostei muito da resenha, esse livro me fez lembrar um pouco de Pollyanna.
    A história me atraiu bastante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. A capa ja me chamou atenção de cara, e o enredo também. Muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  14. Caraca....!! Fiquei com vontade de ler o livro de saber como ficou a historia dela com o Bebeto e as amizades..Parece ser uma leitura super gostosa.

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito de infanto-juvenis e acredito ser impossível não ler cada página com as imagens do desastre na cabeça, sabendo que algo irá acontecer. É muito importante a abordagem do assunto, afinal não é algo para se esquecer e sim para não deixar repetir.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Oi Mariana, ler enriquece e alimenta a alma! Parabens pela nova parceria! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Realmente, os detalhes da capa e essa sinopse chamam bastante atenção no livro. Me interessei muito pelo contexto da história, por que estou vivendo uma situação semelhante. Parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita!
    Bjinhos e byebye

    ResponderExcluir