Livros lidos em fevereiro

Imagem do Pinterest
No início deste ano, eu estabeleci uma meta de livros para ler ao longo do ano. Funcionou durante o mês de janeiro, e em fevereiro as coisas desandaram um pouco. Eu sou o tipo de pessoa que adora comprar livros, apesar de já ter vários na minha estante sem ler.  Sempre que posso (ou seja, toda semana), eu surjo com um livro novo,  e manter a minha meta de leituras fica complicado. 

Reconheço que não está sendo da maneira que eu imaginava, mas, em 2019, estou lendo mais do que li nesta mesma época em 2018. Então, resolvi compartilhar com vocês os livros lidos por mim em fevereiro de 2019. Além disso, no meu Twitter e no meu Instagram, eu também atualizo essa minha lista de livros lidos!

1) NOVE DESCONHECIDOS, LIANE MORIARTY
"São nove estranhos, dez dias e um sem-numero de surpresas. Cada qual por uma razão, eles compram um pacote de estadia no spa Tranquillum House, um balneário remoto ao norte de Sidney,na Austrália, a fim de se desintoxicar da própria vida - curar um luto, perder peso, lidar com a crise no casamento. Em comum, todos querem um pouco de paz, e o programa intitulado 'retiro exclusivo de dez dias para transformação total da mente e corpo' parece ideal."

2) A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT, JOËL DICKER
"Aos vinte e oito anos Marcus Goldman viu sua vida se transformar radicalmente. Seu primeiro livro tornou-se um best-seller, ele virou uma celebridade e assinou um contrato milionário para um novo romance. E então foi acometido pela doença dos escritores. A poucos meses do prazo para a entrega do novo original, pressionado por seu editora e por seu agente, Marcus não consegue escrever nem uma linha. 
Na tentativa de superar seu bloqueio criativo, Marcus decide passar uns dias com seu mentor, Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país. É então que tudo muda. O corpo de uma jovem de quinze anos - desaparecida sem deixar rastros em 1975 - é encontrado enterrado no jardim de Harry, junto com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência no caso do assassinato. 
Com o intuito de ajudar Harry, Marcus começa uma investigação por contra própria. Uma teia de segredos emerge, mas a verdade só virá à tona depois de uma longa e complexa jornada. 
Um extraordinário livro de suspense, uma história de amor e um thriller excepcional, A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert escapa a todas as tentativas de descrição. Nada do que você leu antes poderia prepará-lo para este livro."

3) UM MARIDO DE FAZ DE CONTA, JULIA QUINN
"Enquanto você dormia… 
Depois de perder o pai e ficar sabendo que o irmão Thomas foi ferido durante uma batalha nas colônias, Cecilia Harcourt tem duas opções igualmente terríveis: se mudar para a casa de uma tia solteira ou se casar com um primo vigarista. Então ela cruza o Atlântico, determinada a cuidar de seu irmão pelo tempo que for necessário. Só que, após uma semana sem conseguir localizá-lo, ela acaba encontrando seu melhor amigo, o lindo oficial Edward Rokesby. Ele está inconsciente, precisando desesperadamente de cuidados, e Cecilia promete salvar a vida desse soldado, mesmo que para permanecer ao lado dele precise contar uma pequena mentira... 
Eu disse a todos que era sua esposa 
Quando Edward recobra a consciência, não entende nada. A pancada na cabeça o fez esquecer tudo que aconteceu nos últimos três meses, mas ele certamente se lembraria de ter se casado. Apesar de saber que Cecilia Harcourt é irmã de Thomas, eles nunca foram apresentados. Mas, já que todo mundo a trata como esposa dele, deve ser verdade. 
Quem dera fosse verdade… 
Cecilia coloca o próprio futuro em risco ao se entregar completamente ao homem que ama. Mas quando a verdade vem à tona, Edward talvez também tenha algumas surpresas para a nova Sra. Rokesby."

4) O CASO DA MANSÃO DEBOËN, EDGAR CANTERO
"Edgar Cantero narra o que aconteceu com um grupo de jovens detetives que, treze anos antes, desvendaram um mistério que envolvia uma casa mal-assombrada e um homem fantasiado de salamandra. 
Para Andy, a valentona que vive de bicos, tem problemas com a polícia e está tentando lidar com a sua sexualidade, o mistério nao foi solucionado. Por isso, ela reúne o grupo que foi dissolvido pelo tempo: Nate, um nerd obcecado por ocultismo que foge de um hospital psiquiátrico e tem visões com Peter, o colega detetive que virou astro de Hollywood e morreu de overdose; Kerri, uma bióloga alcoólatra que trabalha como garçonete; Tim, descendente do cão superdotado que fazia parte da trupe original. 
Em uma narrativa que ja foi definida como "Scooby-Doo encontra Buffy", essa comédia de horror, segundo romance de Cantero lançado nos Estados Unidos, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times. A posição é merecida, já que premia não so a habilidade do escritor de criar mistérios de horror cósmico, como também a sensibilidade para desvendar a relação entre jovens que nao encontraram no futuro o que esperavam. Juntos, os personagens precisam lidar com forças sobrenaturais ao mesmo tempo que enfrentam seus próprios fantasmas do passado. Na história, seres estranhos podem ate assustar, mas nao conseguem ofuscar a força de uma verdadeira amizade."

5) CONFISSÕES DO CREMATÓRIO, CAITLIN DOUGHTY
"Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto. Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores. 
O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira inteligente, honesta e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma bênção, é apenas uma forma profunda de terror”".

6) LADY KILLERS: ASSASSINAS EM SÉRIE, TORI TELFER
As mulheres mais letais da história em uma edição igualmente matadora. 
Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina. As mulheres podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam — então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as ideias de “sexo frágil” se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob as unhas? 
Prepare-se para realizar mais uma investigação criminal ao lado da DarkSide® Books e sua divisão Crime Scene®. Esqueça tudo aquilo que você achava que sabia sobre assassinos letais — perto de Mary Ann Cotton e Elizabeth Báthory, para citar apenas algumas, Jack, o Estripador ainda era um aprendiz. 
Inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer no site Jezebel.com, Lady Killers: Assassinas em Série é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes. Com um texto informativo e espirituoso, a autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas.

O constante enredo de O Tempo Não Para

De um modo geral, as novelas da sete da Rede Globo são mais propícias a tramas inventivas, marcadas pela experimentação e criatividade. Um exemplo disso, foi a telenovela Deus Salve o Rei (2018). Outra novela que se destacou por sua trama bastante criativa foi O Tempo Não Para, dirigida por Marcelo Travesso e Adriano Melo, e que chegou ao fim no dia 28 de janeiro de 2019.

A primeira parte da trama se passa em 1886, e é nesse momento que o público é apresentado pela família Sabino Machado, moradores da Freguesia do Ó e donos de diversas terras. O patriarca Dom Sabino (Edson Celulari) resolveu organizar uma viagem para toda sua família e empregados no Albatroz, um dos navios mais seguros da época. Além de poderem conhecer o estaleiro que Dom Sabino comprou na Inglaterra, a viagem também é a oportunidade de manter sua filha mais velha, Marocas (Juliana Paiva), longe das fofocas da cidade, após recusar-se a casar diante do altar.

Embora a viagem para a Inglaterra tivesse tudo para ser segura, um desvio na rota para uma breve visita à Patagônia, vai mudar o destino do Albatroz e de todos seus passageiros. O navio se choca com um iceberg, de forma que o caos e o medo tomam conta de todos à bordo, mas não há muito o que fazer. Em questão de poucas horas, o Albatroz naufraga.

Porém, devido à baixa temperatura da água, os membros da família Sabino Machado e seus empregados acabam sendo congelados. Ao todo, são treze pessoas: Dom Sabino, Dona Agustina (Rosi Campos), Marocas, as gêmeas Kiki (Nathália Gonçalves) e Nico (Raphaela Alvitos), Damásia (Aline Dias), Cairu (Cris Vianna), Cesária (Olívia Araújo), Menelau (David Junior), Cecílio (Maicon Rodrigues), Teófilo (Kiko Mascarenhas), Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) e o jovem Bento (Bruno Montaleone).
Em 2018, 132 anos após o acidente, inicia-se a segunda fase da novela. Tudo começa quando Samuca (Nicolas Prattes), um empresário que está surfando na praia do Guarujá, São Paulo, avista um bloco de gelo enorme flutuando em um bloco de gelo gigante. Era o iceberg onde Marocas se encontrava. Ele fica fascinado por ela e decide ajudá-la, Samuca faz de tudo para tirá-la do bloco de gelo. Essa é uma tarefa difícil e um pouco perigosa, mas apesar de todas as dificuldades, Samuca consegue ajudar Marocas e acabam indo parar na Ilha Vermelha (região fictícia), onde recebem ajuda.

Enquanto isso, o bloco de gelo onde se encontrava o restante da família Sabino Machado e seus empregados, são recolhidos pelas autoridades e levados para a Criotec, um laboratório especializado em criogenia.

As principais pessoas responsáveis por ajudar os congelados (cada um foi acordando em seu respectivo tempos) a se adaptar nessa nova realidade, e a se unirem novamente, foram: Samuca, sua mãe, Carmen (Christiane Torloni), e Eliseu (Milton Gonçalves), um simpático catador de latinhas.
Durante boa parte da trama, O Tempo Não Para teve uma trajetória consistente. Os capítulos eram dinâmicos; com muito humor presente, com os congelados descobrindo as maravilhas do século XII, e tendo que se adaptar à essa nova realidade. Objetos como carro ou televisão, no início, causavam grande estranhamento para eles. Além disso, a novela sempre fazia críticas sociais persistentes.

O Tempo Não Para chegou ao fim no dia 28 de janeiro, e o último capítulo foi marcado com uma boa média por audiência (24 pontos somente na Grande São Paulo). Porém, algumas decisões tomadas pelos diretores não agradaram alguns internautas, que criticaram alguns dos desfechos apresentados. Dessa forma, O Tempo Não Para não teve o final grandioso que tanto merecia, mas isso não muda o fato de que a novela apresentou uma trama interessante do início ao fim.

Uma série maravilhosa: One Day At a Time

"Uma família americana com raízes próximas em Cuba, composta por uma mãe recém-divorciada e ex-militar que precisa criar sua filha adolescente e o filho mais jovem, com a ajuda de sua mãe, uma cubana conservadora, e seu amigo Schneider."

Cada vez mais a Netflix está investindo em um conteúdo original, e entre os diversos filmes e séries tem um em especial que chama a minha atenção: One Day At a Time, um sitcom que retrata o dia a dia de uma família cubana nos Estados Unidos. Essa série me conquistou completamente, de forma que preciso compartilhar com mais pessoas sobre essa série maravilhosa.

One Day At a Time retrata o dia a dia da família Alvarez composta pelos seguintes membros: Lydia (Rita Moreno), a matriarca da família; Penelope (Justina Machado), sua filha; e seus netos Elena (Isabella Gomez) e Alex (Marcel Ruiz). E assim como qualquer família, eles tem duas brigas e discussões, mas apesar de tudo continuam unidos como sempre. Além disso, os Alvarez contam com dois amigos muito próximos, como se fossem membros da família: Schneider (Todd Grinnell), um ex dependente químico e dono do prédio onde moram; e o Dr. Leslie Berkowitz (Stephen Tobolowsky), o chefe da Penelope e um homenzinho bem inseguro de suas ações.  
Em tese, a trama da série é bastante simples como é o caso de outras séries de comédia como, por exemplo, F.R.I.E.N.D.S. e That 70's Show. Então, o que torna One Day At a Time tão especial? O que faz o sitcom se destacar entre os demais? Em primeiro lugar, acho importante ressaltar que o humor não ofende ninguém. Assim como acontece em Brooklyn Nine-Nine, as piadas de One Day At a Time são engraçadas, não ofendem ninguém e ainda contém uma crítica social importante (ainda mais referente ao governo do Trump).

Além disso, é importante falar sobre a representatividade. Boa parte do elenco é composta por atores latinos, sem contar que na própria série, diversas vezes eles falam sobre sua cultura e demonstrar um grande orgulho de serem cubanos/latinos.  Isso faz parte da identidade deles, tanto é que Lydia mostra certa apreensão para tirar a cidadania americana. Outra representatividade bastante abordada em One Day At a Time é em relação a comunidade LGBTQ+.

Para mim, esses são os principais motivos que tornam One Day At a Time uma série maravilhosa, fácil de assistir (o enredo é simples e fácil de entender, e os episódios tem duração de, aproximadamente, 20 minutos). Então, se você ainda não assistiu One Day At Time não deixe a oportunidade passar, pois essa série é incrível!