Resenha: Trinta e Oito e Meio

18:51

Título: Trinta e Oito e Meio
Autor(a): Maria Ribeiro
Editora: Língua Geral
Número de páginas: 256
Classificação: 5/5
Comprar: Amazon

Eu já conhecia o trabalho da Maria Ribeiro como atriz, mas depois de assistir a palestra Você é o que Lê, também tive a oportunidade de conhecer o trabalho dela como escritora. Então, resolvi comprar o livro "Trinta e Oito e Meio" com objetivo de me aprofundar ainda mais nesse trabalho da Maria. Espero que vocês gostem da resenha e que se apaixonem por esse livro incrível repleto de crônicas!

"Estas crônicas, reflexões e desabafos, escritos com uma curiosidade sem fim, mas também com senso de humor, mostram os bastidores da cabeça e coração de Maria Ribeiro. A atriz, que confessa, neste livro, o seu interesse (se não mesmo obsessão) pelas histórias dos outros, junta, em ‘trinta e oito e meio’, textos que escreveu nos últimos anos, e que, com as ilustrações de Rita Wainer, formam um inesperado diário e um guia de viagem pela sua vida. Maria Ribeiro consegue facilmente saltar, com igual talento, entre os temas que aconchegam mais inteiramente o seu coração – a família, o pai, os filhos, os amigos, a passagem dos anos – e os temas aparentemente mundanos mas inevitáveis no cotidiano de uma mulher, do quais Maria consegue sacar sempre muito mais do que o óbvio e o superficial. Seja a sua paixão fanática por Paris, as dúvidas e o orgulho da maternidade, o fascínio por uma boa telenovela ou a lista de coisas a fazer que, “num último resquício de meninice”, ela ainda escreve numa agenda vermelha no primeiro dia do ano, Maria Ribeiro consegue sempre ir mais além do esperado, desencantando risos com a mesma inevitabilidade com que nos deixa com um nó na garganta."

O livro é dividido em quatro partes: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4, além de ser repleto de belíssimas ilustrações pela artista Rita Wainer.  Algumas crônicas abordam temas de sua infância e adolescência, como, por exemplo, a casa que seus pais tinham na praia ou uma de suas primeiras paixões. Outras são sobre a sua juventude e vida adulta, abordando temas como a maternidade e os seus casamentos. Trata-se de um livro que é repleto de fases.

A narrativa é repleta de referências (algumas mais cultas e outras da cultura mais popular), como Dom Casmurro, Viagem a Tóquio, Terra em Transe, Alice no País das Maravilhas, Clarice  Lispector, Avenida Brasil, Bette Davis Eyes, etc. Trata-se de uma obra que não é destinado para um público específico: uma adolescente, uma mulher de 38 anos ou alguém mais velha pode se identificar com o livro de Maria Ribeiro, seja por algumas referências que ela utiliza ou pelas situações que já viveu. Esse é um livro para todas as mulheres.
"Parecíamos ter voltado aos 20 anos, quando andávamos em bando e o coração era puro, mas agora, com a ficha corrida dos 30, o valor desse encontro foi bem diferente. Hoje sabemos que o tempo passa, que a amizade é ouro e que a maturidade nos espera. Esse vazio que sobrou das filmagens ainda não foi embora. Pensando bem, nem quero que vá."

Por se tratar de uma livro de crônicas a leitura foi muito rápida, em questão de poucas horas eu terminei "Trinta e Oito e Meio". A obra de Maria Ribeiro me encantou completamente pela maneira que ela escreve, com uma grande sinceridade, expondo algumas situações sobre a sua vida. Enquanto eu lia, me identifiquei com algumas situações retratadas por ela, além de sentir uma enorme vontade de me tornar amiga dela. O que tornou toda essa leitura especial é o fato de que Maria escreveu com o seu coração, e quando alguém faz isso é capaz de emocionar e encantar qualquer um.

Minhas crônicas favoritas:
1) Tudo diferente ou anti-MST
2) A mão do tempo
3) Paris, Texas
4) Avenida Brasil
5) Anticarnaval

You Might Also Like

1 comentários

  1. Se a proposta do livro e seus elogios já estavam me ganhando, a citação que você mostrou decidiu de vez. Parece uma escrita muito gostosa de ler, a final não é só o que é dito que importa, e sim, como É dito. A possibilidade de nos identificarmos com as crônicas é mais um ponto que me atraiu. Vou adicionar Trinta e Oito e Meio à minha imensa lista de leitura, quero me aventurar mais pelas crônicas.
    Bjs, boa resenha.


    depoisdorush.com

    ResponderExcluir