Resenha: Contos da Academia dos Caçadores de Sombras

05:31

Título: Contos da Academia dos Caçadores de Sombra
Autor(a): Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman
Editora: Galera Record
Número de páginas: 504
Classificação: 5/5

Não é nenhuma novidade que eu sou muito fã do livros que a Cassandra Clare escreve, do universo que ela criou com os caçadores de sombras e os integrantes do submundo. Então, toda vez que ela lança um livro novo é impossível resistir, de modo que fiquei muito empolgada quando soube do lançamento do "Conto da Academia dos Caçadores de Sombra", ainda mais que se tratava de um livro focado em Simon Lewis.

"Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele.
Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam.
Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era."

O livro reúne uma série 10 contos que mostram a chegada de Simon Lewis à Academia dos Caçadores de Sombra, e de sua adaptação. Nos contos temos a oportunidade de rever personagens queridos e já conhecidos pelo público, além de conhecermos personagens novos que são bem cativantes.

BEM-VINDO À ACADEMIA DOS CAÇADORES DE SOMBRA
Simon Lewis é muito famoso por ter lutado na guerra, por ter sido um vampiro que podia suportar o sol e que depois voltou a ser humano novamente. Ele fez grandes coisas. O único problema é que ele não se lembra das coisas que aconteceram, a sua memória está fragmentada de maneira que ele nem mesmo se lembra de pessoas importantes como Clary Fairchild ou Isabelle Lightwood. Como uma forma de tentar descobrir o seu novo "eu", além de tentar recuperar sua memória e tentar ser o rapaz que seus amigos conheciam, Simon decide ir para a Academia dos Caçadores de Sombras.

Na Academia ele conhece alguns filhos de Caçadores de Sombras e alguns mundanos que desejam ascender. Ele terá de enfrentar alguns desafios, as tradições dos Caçadores de Sombra, além de se posicionar contra a maneira que  eles tratam os mundanos e os seres do Submundo. Mas para poder enfrentar esse ambiente um pouco hostil, Simon vai contar com a amizade fiel do  jovem George Lovelace.

"— Uau. Simon Lewis. Acho que tenho que agradecer a alguém na Academia Arrepiante por me darem o colega de quarto mais legal."

O HERONDALE PERDIDO  
A amizade entre Simon e George Lovelace parece estar mais forte do que nunca, uma vez que os dois se tornaram verdadeiros parceiros se ajudando no que é preciso. E Simon também se aproxima de duas Caçadoras de Sombras: Beatriz Mendoza e Julie Beauvale. Porém, ele ainda continua tendo problemas de convivência com Jon Cartwright que age de maneira arrogante com Simon e os outros mundanos.

Neste primeiro conto vemos os alunos da Academia tendo de enfrentar sua primeira missão: acabar com um vampiro que descumpriu os acordos. E em uma conversa com Catarina Loss, a feiticeira de pele azul, Simon irá conhecer a verdadeira história de Tobias Herondale, um Caçador de Sombras que é considerado uma vergonha para a raça. Essa conversa permite uma reflexão a respeito das leis dos Caçadores de Sombra, além da maneira que eles tratam os membros do Submundo.

"Este era o seu lar e ao mesmo tempo não era, e Simon sentia a mesma desorientação após verões nas montanhas do Acampamento Ramah, quando não conseguia dormir sem o barulho das cigarras e o ronco de Jacke Grossberg no beliche de cima. Talvez, pensou ele, não fosse possível saber quanto uma pessoa muda com uma viagem até que ela tentasse voltar para casa".

O DEMÔNIO DE WHITECHAPEL
Aos poucos Simon está se acostumando com as condições precárias da Academia. E naquele dia ele conta com a visita de Jace Lightwood Herondale, que está na Academia para dar aula de saltos. E como se esse convidado especial não fosse o bastante, Tessa Gray também vai para Academia contar uma história real, na época em que ela era casada com Will Herondale  e como eles derrotaram o demônio de Whitechapel que estava causando um verdadeiro caos nas ruas de Londres. Porém, ele se sente péssimo pela maneira que falou com Isabelle na última vez em que se encontraram e não consegue se esquecer disso. E para ajudá-lo nesse problema amoroso ninguém melhor do que Jace e os seus ótimos concelhos.

"— Vou contar os fatos simples — disse Tessa. — Houve uma época em que meu nome não era Tessa Gray, mas Tessa Herondale. Naquela época, em 1888, em Londres, houve uma série de terríveis assassinatos..."

NADA ALÉM DE SOMBRAS
Cada vez mais Catarina Loss está desempenhando um papel fundamental para a vida de Simon na Academia, e dessa vez ela irá contar mais uma história esquecida pelos Caçadores de Sombra. Assim como Simon, o jovem James Herondale — filho de Willl e Tessa — também teve problemas para se adaptar quando entrou na Academia. Por ser diferente o rapaz foi afastado dos jovens "puros" e ainda tinha que lidar com piadinhas constantes ao seu respeito. Porém, apesar de todos os problemas que enfrentou James nunca esteve sozinho, sempre podendo contar com aqueles que o amavam. A história de James serve para que Simon possa refletir sobre a sua situação na Academia, além de reencontrar a ligação especial que ele tem com Clary.

"— Um Herondale? Mais um Herondale? — perguntou Simon. — Um monte de Herondale sem fim. Você às vezes tem a sensação de estar sendo perseguida pelo pessoal dos Herondale?
—Na verdade não — respondeu Catarina. — Não que eu fosse me importar com isso, Magnus diz que eles tendem a ser bonitos. Claro, Magnus também diz que tendem a ser malucos. James Herondale foi um caso especial."

O MAL QUE AMAMOS
Como de costume a Academia recebe a visita de ilustres Caçadores de Sombras para dar palestras ou lecionar alguma aula, mas o que Simon não poderia imaginar que o Inquisidor Robert Lightwood iria aparecer por lá, ainda mais acompanhado de sua filha Isabelle Lightwood. Robert conta para os alunos a história de seu passado, a verdade sobre o tenebroso Círculo criado por Valentim Morgenstern e também aproveita para contar o que realmente aconteceu entre ele e seu parabatai, Michael Wayland

Ao invés de prestar atenção na história, Simon tem uma prioridade mais importante: tentar se aproximar de Isabelle. Mas essa está longe de ser uma tarefa fácil, já que a garota não está agindo da maneira que Simon gostaria.

"Simon não estava ouvindo nada. Estava encantado com Isabelle, desejando que ela olhasse para ele. Isabelle passou o tempo todo olhando para os próprios pés. E Robert Lightwood, o Inquisidor da Clave, árbitro de todas as leis, começou a contar a história de Valentim Morgenstern e daqueles que um dia o amaram."
OS REIS PÁLIDOS E A PRINCESA
As férias de verão finalmente acabaram e Simon sente-se empolgado para voltar para a Academia, rever seus amigos e dar continuidade aos treinamentos para enfim se tornar um Caçador de Sombras. E para a volta as aulas uma visitante aparece para dar uma palestra. Se trata de Helen Blackthorn. Ela conta para os alunos como o seu pai e o seu tio, ambos Caçadores de Sombra, foram enganados pelas fadas na Corte Seelie.

É uma história muito triste e como se isso não fosse o bastante, Helen é obrigada a suportar o péssimo tratamento que recebe dos Caçadores de Sombras uma vez que existe um preconceito generalizado a todas as fadas e meio-fadas. Além disso, Simon acaba tendo uma conversa com seus amigos a respeito da última guerra e acaba descobrindo um pouco mais sobre eles, o que cada um acabou perdendo nesse conflito.

"— Helen Blackthorn — disse. — Filha de Andrew e Eleanor Blackthorn.
Simon a  fitou com mais atenção. Helen Blackthorn era um nome que ele conhecia bem das histórias que Clary havia lhe contado sobre a Guerra. Os Blackthorn perderam muito na batalha, mas ele tinha a impressão de que Helen e seu irmão Mark foram os que mais perderam."

LÍNGUA AFIADA 
Aos poucos Simon está conseguindo se reaproximar de Isabelle, claro que as coisas não vão voltar a ser como eram antigamente, mas isso não parece ter muita importância já que está muito empolgado porque vai acompanhar Isabelle no casamento de Helen Blackthorn e Aline Penhallow. E esse não é o único motivo para se comemorar: a Clave permitiu que a cerimônia ocorresse em Idris, para que todas as crianças Blackthorn pudessem estar presentes.

Porém, antes de partir para a celebração, Simon tem uma importante missão a cumprir junto de seu amigo George. A única coisa que os dois poderiam imaginar é que acabariam sendo presos pelas fadas, assim como o tio e o pai de Helen. E em meio a confusão, Simon encontra uma pessoa capaz de o ajudar: Mark Blackthorn, o Caçador de Sombras que foi renegado pela Clave para viver entre as fadas.

"— Queria me lembrar — disse Simon —, de quando nos conhecemos.
— Você não era humano — falou Mark amargamente. — Mas é humano agora. E se parece mais com um Caçador de Sombras do que eu."

O TESTE DE FOGO
O final do ano já está chegado e as pessoas estão começando a falar sobre parabatais, até mesmo algumas duplas começas a aparecer para prestar o juramento. E em meio a toda essa agitação, Simon e Clary recebem o convite para serem testemunhas da cerimônia parabatai entre Julia Blackthorn e Emma Cartairs. Porém, ao mesmo tempo em que isso está acontecendo, Magnus Bane e Jem Cartairs decide aplicar um teste em Simon e Clary sem que eles saibam. Trata-se de um teste extremamente importante que irá resultar na amizade entre eles.

"— Não foi simbólico. O teste parabatai é um teste de fogo — disse Catarina. — Vocês  ficam em círculos de fogo e firmam esse laço. Este... este é o teste da água. A natureza do teste exige que não saibam sobre sua aplicação. Fazer um preparo mental para o teste pode afetar o resultado. Este teste não teve a ver com Julian e Emma. Teve a ver com vocês dois. Pensem no que viram, no que aprenderam. Pensem no que sentiram. Pensem em quando conseguiram nada um para o outro, quando não tinham mais nada, quando deveriam ter sucumbido."

NASCIDO PARA A NOITE SEM FIM
Dessa vez a academia recebe um convidado mais do que especial: Magnus Bane. Por falta de professores, o famoso feiticeiro aceitou o convide de sua amiga Catarina Loss para das algumas aulas aos futuros Caçadores de Sombras. O que não estava no plano de ninguém era encontrar um bebê feiticeiro de pele azul abandonado na porta da Academia. Dessa maneira Magnus e Alec Lightwood resolvem acolher o bebê, tornando-se responsáveis pela vida dele. E a chegada desse novo membro da família fez com que os Lightwood — acompanhados de Jace e Clary — aparecessem em peso na Academia. Além disso, nesse conto vemos uma questão decisiva no relacionamento de Magnus e Alec.

"— Você ainda é... muito jovem — explicou Magnus. — Eu sinto muito se algumas vezes parece que eu não me lembro disso. É estranho; ser imortal significa que ser jovem e ser velho são coisas estranhas a mim. Sei que algumas vezes pareço estranho para você.
Alec assentiu, pensativo, mas sem mágoa.
— Parece mesmo — respondeu ele, daí se inclinou e com uma das mãos apertou a lateral do berço, ao mesmo tempo em que tocou o cabelo de Magnus, dando-lhe um beijo suave ao luar. — E eu nunca quis nada além disso. Nunca quis um amor menos estranho."

ANJOS QUE CAEM DUAS VEZES
Finalmente o segundo ano na Academia dos Caçadores de Sombras chegou ao fim deixando todos com os ânimos a flor da pele, principalmente, os mundanos que deverão beber do Cálice para ascenderem  e se tornarem verdadeiros Caçadores de Sombra. O único problema é que eles podem morrer durante o processo, e isso é o que mais preocupa Simon. E se alguma coisa der errado durante o processo? Essa cerimônia irá ser o começo da nova vida dos Caçadores de Sombra, mas apesar das diferenças existentes todos vão estar ligados pela experiência que vivenciaram juntos.

"— Acho que deveria ser o começo de alguma coisa — falou Isabelle. — Tipo, digamos, hipoteticamente, se toda sua vida fosse mudar amanhã, se fosse o primeiro dia do restante da sua vida, eu gostaria de fazer parte disso.
— Do restante da minha vida.
— Isso.
— Hipoteticamente.
— Hipoteticamente. — Ela tirou os óculos e lhe deu um beijo com vontade nos lábios, depois, muito de leve, no pescoço. Exatamente onde uma vampira enfiaria as presas, pensou parte dele. A maior parte, porém, pensava: Isso vai mesmo acontecer.
Isso vai mesmo acontecer hoje à noite."

Sempre gostei do Simon e foi bom ver um livro dedicado somente a ele, dando um foco maior. Foi ótimo ver a experiência dele na Academia e das novas amizades que foram surgindo nesse processo, apesar de que também foi ótimo poder rever personagens antigos e tão queridos como a Isabelle, Jace, Clary, Tessa, Magnus e Alec (o melhor casal dessa série, sorry not sorry).

Se você é fã dos livros da Cassandra Clare a leitura de "Contos da Academia dos Caçadores de Sombras" é um complemento essencial, eu me diverti muito lendo. Apenas recomendo que você tenha lido previamente todos os seis livros da saga dos Instrumentos Mortais, mas caso você não tenha nenhum problema com spoilers não há nenhum problema em ler fora de ordem.

You Might Also Like

0 comentários