Across the Universe

06:14

Eu sou completamente apaixonada por musicais e durante muito tempo eu estava nutrindo uma enorme vontade de assistir "Across the Universe", e de tao grande que era essa minha vontade eu sai procurando esse filme em todos os lugares, até mesmo vasculhando enormes pilhas de DVDs que ficam a venda nas Lojas Americanas. Foi um verdadeiro custo conseguir encontrar esse filme, mas depois de assisti-lo foi como se todo o meu esforço tivesse sido recompensado.

"Década de 60. Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard)."

Inglaterra, Liverpool, anos 60. É nesse cenário que o filme começa, mostrando o jovem Jude se preparando para sair em busca de seu pai que mora nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial a mãe de Jude acabou se envolvendo com um soldado americano,  foi um caso rápido e a unica coisa que restou foi uma foto com um nome: Wes Huber. E durante essa viagem Jude não consegue evitar de imaginar um pouco como seria o seu pai, e como seria o encontro dos dois.

Mas quando ele chega à faculdade onde seu pai trabalha descobre que ele não era um professor como estava imaginando, mas, na verdade, um zelador. E a reação de Wes não foi a melhor ao descobrir sobre esse filho, afinal ele tinha sua própria família e filhos e o aparecimento de Jude poderia causar alguns problemas, porem mesmo se negando a assumir o filho ele resolve arrumar um espaço para ele ficar nos humildes aposentos dele na faculdade. E é nesse cenário que Jude acaba conhecendo Maxwell "Max" Carrigan, um jovem, rico e irresponsável americano que estuda na Universidade de Princeton, e a amizade dos dois jovens é praticamente instantânea.

E no dia de Ação de Graças Max nem hesita em convidar Jude para passar essa data comemorativa junto de seus familiares, e é nesse momento em que é apresentada a jovem Lucy Carrigan, a irmã mais nova de Max e a garota por quem Jude acaba ficando completamente encantado. O que era para ser um jantar agradável acabou se transformando em uma verdadeira confusão no momento em que Max anunciou para seus parentes que ele estava largando a faculdade, que aquela vida não era para ele. E no final dessa noite ele e Jude pegam o carro e vão para New York.

Lá eles acabam dividindo o apartamento com Sadie, uma musicista que sonha em fazer muito sucesso algum dia. E não demora muito para outras pessoas começaram a dividir o apartamento com eles, primeiro chega  JoJo que é um músico extremamente talentoso e que entra para a banda de Sadie, além de se envolver com ela; depois quem chega é Prudence que invade o apartamento pela janela do banheiro depois de apanhar de seu companheiro e por último é Lucy que resolve ficar um tempo na companhia de seu irmão.

E no meio da tensão causada pela Guerra do Vietnã e nos vários protestos, acaba se desenvolvendo uma história de amor entre Jude e Lucy, que acaba passando por verdadeiros altos e baixos à medida que a jovem acaba se tornando cada vez mais ativa lutando contra a guerra, participando dos inúmeros protestos e incentivando cada vez mais pessoas a participarem, enquanto Jude fica cada vez mais focado em seu trabalho como artista: fazendo cartoons e outros desenhos bem variados. Contudo, o enredo do filme não gira ao redor desse casal, na verdade, acaba englobando a vida de todos os seis: Jude, Lucy, Max, Prudence, JoJo e Sadie durante os acontecimentos relacionados a Guerra.

Assim como todo musical o diálogo entre os personagens é bem pequeno, na maioria das ocasiões sempre se encaixa uma das músicas dos Beatles que combina exatamente com a situação e que, na minha opinião, as vezes acaba sendo muito melhor do que um diálogo. Porém, algumas pessoas não gostam muito disso, como é o caso do meu amigo João Pedro que ficou reclamando do fato de os personagens sempre cantarem, além de falar que eu não avisei para ele que o filme se tratava de um musical.

Pessoalmente eu adorei o filme e pretendo assistir ele mais vezes, pois quando eu assisti meus amigos João Pedro e Marina ficaram falando e discutindo alguns assuntos sobre política, Marx e pessoas que são de humanas e isso acabou atrapalhando em alguns momentos. "Across the Universe" foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, ele contém 34 musicas dos Beatles e para o fãs da banda e de musicais esse é um filme que vale a pena assistir.

Ficha técnica:
  • Título: Across the Universe. 
  • Gênero: Comédia musical, Drama e Romance. 
  • Direção: Julie Taymor. 
  • Elenco: Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, T.V. Carpio, Martin Luther McCoy, James Urbaniak.
  • Duração: 2h11min.
Curiosidades:
  • Os personagens foram tirados de músicas dos Beatles, assim como o título original do filme.
  • 90% das canções foram gravadas ao vivo nos sets de filmagens, sem qualquer dublagem feita em estúdio durante a pós-produção.
  • O personagem JoJo é uma referência a Jimi Hendrix, enquanto que Sadie é uma referência a Janis Joplin.
  • Durante a canção "With a Little Help From My Friends" pode ser visto um grande pôster da atriz Brigitte Bardot. Trata-se de uma referência à conhecida obsessão que John Lennon tinha pela atriz.

Músicas favoritas:

You Might Also Like

6 comentários

  1. O filme é realmente bom, eu adorei. Uma pena que assisti apenas uma vez, não consigo encontrar mais e quando encontro na net acaba sendo de péssima qualidade é uma pena, fiquei cheia de vontade de ver de novo. rsrs.


    itglosss.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passei por isso antes de comprar o meu DVD, procurei o filme em todos os lugares e não conseguia encontrar nada :( mas não desista, quem sabe você encontre uma boa versão desse filme.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  2. Me interessei bastante depois de ler a resenha,com certeza deve ser otimo! Beijos.
    http://adolescenciasblog.blogspot.com.br/2015/08/inspiracao-paisagens.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme realmente é muito bom e vale a pena tirar um tempo para assistir, tenho certeza de que você não vai se arrepender, ainda mais se gostar das músicas dos Beatles.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  3. OI LINDA,
    como voce escreve bem, parabens pelo texto e toda a informaçao até eu que nunca tinha ouvido falar fiquei louco pra assistir parabens mesmo...

    http://www.vireiadulto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mateu, seja bem vindo aqui no EW!
      Muito obrigada pelos elogios e garanto que você vai acabar gostando e muito desse filme!
      Beijos e volte sempre aqui no blog!

      Excluir