Novo Vicio do Momento: Orange Is The New Black

06:52

Desde que eu fiz uma assinatura no Netflix eu comecei a acompanhar mais séries do que eu via anteriormente chegando ao ponto de eu não conseguir tempo livre para colocar todas em dias, e mesmo sabendo que eu não deveria começar a assistir mais nenhuma série eu resolvi dar uma chance para a tão famosa e comentada Orange Is The New Black! E depois de quase um mês assistindo a série pela televisão, computador e até mesmo usando o meu celular (essa série simplesmente é viciante, você começa a assistir e depois não consegue parar) aqui estou eu para listar alguns motivos para assisti-la.

1)ORIGINALIDADE DO ROTEIRO
Até onde eu me lembro até então eu nunca tinha assistido uma série que abordasse a vida de mulheres em um presidio, tanto é que eu até fiz uma pesquisa rápida na internet para ver se eu não estava me esquecendo de nenhuma outra série que abordasse um assunto semelhante, mas todos os resultados que eu encontrei eram sobre filmes com presídios ou artigos que falavam sobre a própria e única Orange Is The New Black, e como a Netflix havia acertado em cheio em abordar uma série abordando esse assunto.
Sem contar que OITNB aparece na lista das "As melhores séries com temática LGBT", de acordo com esse site.   

2)PERSONAGENS BEM CONSTRUÍDOS 
Apesar de a série ser sobre a experiência da Piper Chapman (Taylor Schilling) cumprindo sua pena de 15 meses em Litchfield, a história não gira somente ao redor dela. Em cada episódio tem o flashback da vida de outras personagens, e nesses flashbacks mostram um pouco da infância delas, ou o quê elas faziam antes de acabar indo parar na prisão.
Pessoalmente eu adoro essa tática de usar flashback em séries, pois desse modo acaba servindo para o desenvolvimento de determinada personagem. Foi através desses flashbacks que eu acabei me simpatizando com algumas personagens que não me agradavam muito, além de fazer com que eu gostasse ainda mais de outras.
E a história de vida dessas mulheres é tão bem construídas que até fica difícil de escolher qual é sua detenta preferida! No meu caso eu fico dividida entre a Suzanne "Crazy Eyes" Warren (Uzo Aduba), Poussey Washington (Samira Wiley), Tasha "Taystee" Jefferson (Danielle Brooks), Sophia Burset (Laverne Cox), Nicole "Nicky" Nichols (Natasha Lyonne)... E no caso de algumas dessas personagens, ver o flashback da vida delas foi um fator essencial que faz com que eu começasse agostar delas. 

3)ABERTURA CRIATIVA
Pesquisando algumas curiosidades sobre a série eu descobri que todos aqueles olhos e bocas que compõem a sequência são de mulheres reais, não de atrizes. O objetivo dessa abertura é transmitir a ideia de que a série não foca apenas na vida de Piper, e sim em todas as detentas. E de bônus ainda tem a música "You've Got Time", da Regina Spektor.

4)HUMOR ÁCIDO E O DIÁLOGO ESPERTO
Apesar de a série ser classificada como um drama, é notável que ao longo dos diálogos OITNB usa e abusa de um humor ácido para abordar algumas questões do cotidiano. E, na minha opinião, as personagens que mais utilizam desse humor são: Nicky, Alex e a Red. Esse é um tipo de humor que pode ser considerado como inteligente e, ainda sim, é capaz de divertir os telespectadores.
E alguns dos diálogos entre as detentas são bem inteligentes, às vezes tendendo para uma questão um pouco filosófica.
"Big Boo: Já leu o livro "Freakonomics"?
Pennsatucky: Não. É sobre mulheres barbadas e anões?
 Big Boo: Quase. É sobre teoria econômica. Causa e efeito.
Pennsatucky: Parece chato.
Big Boo: Na verdade, é uma boa leitura. Tem um capítulo chamado “Aonde foram parar os criminosos”. Na década de 1990, o crime caiu dramaticamente e o livro atribui isso à aprovação do aborto.
Pennsatucky: A escuridão de 1973.
Big Boo: É bem ao contrário, na verdade. Os abortos ocorridos após a legalização eram crianças indesejadas. Crianças que, se suas mães fossem forçadas a ter, terminariam pobres, negligenciadas e maltratadas, os três ingredientes mais importantes ao se produzir um criminoso. Só que eles não nasceram. Então, 20 anos depois, quando estariam no auge do crime, eles não existiam. E a taxa de crime caiu drasticamente.
Pennsatucky: O que você quer dizer?
Big Boo: Quero dizer que você era uma 'bostinha' entupida de metanfetamina, e se seus filhos tivessem nascidos, também seriam 'bostinhas' entupidas de metanfetamina. Ao interromper estas gestações, você poupou a sociedade do flagelo de sua prole.
Pennsatucky: Nunca havia pensado desta forma.
Big Boo: Talvez você deva. Talvez você deva parar de punir a si mesma." 
5)DIVERSIDADE 
É um verdadeiro fato que OITNB apresenta uma enorme diversidade tanto de cor, aparência física, orientação sexual, ou classe social. E se pararmos para analisar é um retrato mais fiel da realidade do que outras séries que tem um elenco que, querendo ou não, acaba estabelecendo um determinado padrão a ser seguido. Em Orange Is The New Black vemos mulheres gordas, magras, altas, baixas, negras, latinas, brancas, idosas... Resumindo: mulheres de todos os tipos. Essa série representa a realidade da população carcerária americana feminina.

6)É FEITA POR MULHERES
Orange Is The New Black se baseia no livro de mesmo nome da americana Piper Kerman, sem contar que a responsável de adaptar os livros para a televisão foi a roteirista Jenji Kohan. E o elenco principal conta com 14 mulheres, além de grande parte da produção e edição do projeto também é feito por mulheres.

7)MINHA POUSSEY É O PODER
Para quem não ficou sabendo a Netflix brasileira encontrou uma maneira bem criativa de promover a terceira temporada da série Orange is the New Black. A empresa produziu um clipe musical com Valesca Popuzuda que canta a música “Minha Poussey é o poder”, com uma letra pra lá de sugestiva e cheia de referências à série original da Netflix, e que de certa forma listam alguns motivos para assistir OITNB .
"Tem bagulho, freira e yoga
Orange tem que ver
Pegação e muita briga
É babado de ferver
[...]
Galinha inventada, muito drama sapatão
Chave de fenda que apaixona
E garante a diversão
Piper não dá sorte, ninguém ouve o que ela diz
Só quando é X9, pra com a Alex ser feliz!"
8)DIVERSÃO GARANTIDA
Independente do motivo que você decidir para começar a assistir a série uma coisa já é garantida: diversão! Motivos para se divertir é o que não falta em OITNB, e de tão bom que é o entretenimento que ela produz é tão grande que fica difícil de parar ver depois que começa. Em mais ou menos um mês eu terminei de assistir as três temporadas que estão disponíveis no Netflix e mal vejo a hora de lançarem a quarta temporada!


Se você acompanha essa série não deixe de comentar aqui o que você achou dessa listinha feita por mim, ou quais foram os motivos que levaram você a começar a ver Orange Is The New Black. E se você ainda não acompanha aqui fica a dica de uma excelente série para se assistir!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu sou doida pra dar uma atenção pra essa série, mas com a internet que eu tenho isso acaba ficando apenas na expectativa. Já ouvi falar muito bem dessa série e fico me remoendo de vontade :c

    Abraços,
    decada-errada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes a internet daqui de casa não resolve cooperar e fica praticamente impossível de assistir a série, pois a legenda não fica acompanhada do áudio e isso me da nos nervos. Mas vou ver se consigo achar um site para ver essa série online, aí quem sabe você não passa a assistir OITBN.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  2. Vejo todo mundo falar sobre essa série o tempo inteiro em todas as redes sociais, mas ainda não assisti nenhum episódio. Gostei muito desse detalhe das detentas que aparecem na abertura e que a série é quase toda feita por mulheres, muito bacana. Adorei seu post, Bruna. Ficou muito bem feito e estruturado <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te garantir que você não vai se arrepender em começar a acompanhar OITNB, essa série é uma das melhores que eu já vi em toda minha vida (só não ganha de F.R.I.E.N.D.S, pois essa já tem um lufar especial no meu coração)! E fico feliz que você tenha gostado do post, Laura <3
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  3. Meu deus amigaaaa eu sou viciada nesse seriado. Amo amo amo estou no momento de assistir 24hrs kkkkk amei seu blog e acredite ja marquei nos favoritos.
    Me visita >> www.blogmeninadocoelho.blogspot.com <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém que finalmente entende o que eu sinto por essa série! Quando eu comecei a acompanhar a série eu também passei praticamente 24 horas por dia apenas assistindo os episódios, e de tão viciante que é quase que eu não parava para estudar hahaha
      Fico feliz que você tenha gostado do meu blog, e pode deixar que eu vou visitar o seu!
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir