Resenha: Um Mais Um

13:15


Título: Um Mais Um
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Classificação: 5/5

É um fato que nos últimos meses o nome da Jojo Moyes se tornou muito bem comentado no meio literário, como se fosse um tipo de febre. E depois de tanto escutar as pessoas comentando sobre os livros dela, além de recomendá-los eu resolvi me arriscar lendo uma obra da autora. Não sabia ao certo qual livro ler primeiro, todos tinha uma capa bastante linda e uma sinopse interessante, mas um pequeno desenho de um cão na capa de "Um Mais Um" despertou um grande interesse em mim, e foi desse modo que eu resolvi me arriscar lendo um livro da Jojo, e agora mal posso esperar para ler os outros livros dela!
"Um Mais Um - Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário."
Jess Thomas é praticamente uma mulher de ferro, ela trabalha em dois empregos para pagar suas contas e sustentar a família desde que se separou de Marty há dois anos. Ela e sua melhor amiga trabalham juntas fazendo faxina em casa de algumas pessoas, mas nem sempre o dinheiro é suficiente para pagar as contas, comprar comida, roupas e outros objetos para seus filhos; sendo assim ela também trabalha em um bar. Contudo, ter dois empregos faz com que ela ande ocupada durante boa parte do sempre e nem sempre é capaz de dar total atenção para seus filhos — Tanzie, sua filha biológica e Nicky, o enteado de Jess, mas que vive junto dela desde os oito anos de idade e é como se fosse o filho dela —, mas Jess Thomas sempre consegue dar um jeito.

E como se a vida já não fosse difícil o suficiente, Jess tem de lidar com os problemas de Nicky, um adolescente que tem um estilo gótico e que se mete em encrencas com outros jovens perigosos do bairro onde eles moram; sua filha Tanzie que é muito talentosa em matemática recebe uma bolsa para estudar em uma excelente escola, contudo eles não têm o dinheiro suficiente para conseguir bancar tais estudos. Pela primeira vez Jess Thomas, que sempre consegue dar um jeito em tudo, parece estar em uma encruzilhada sem saída.
“Porque, ainda que um filho leve pedrada do mundo inteiro, se ele tiver o apoio da mãe ficara bem.”
Porém, a sorte praticamente bate na porta da família Thomas no momento em que Tanzie recebe o convite para participar da Olimpíada de Matemática e o prêmio para o primeiro lugar é de 5 mil libras, uma quantia mais do que o suficiente para permitir que Tanzie consiga estudar na nova escola. Contudo, o único problema é que a Olimpíada vai ser realizada na Escócia. Sendo assim, Jess resolve arriscar pegando o carro de seu ex-marido na tentativa de levar seus filhos para a Escócia, onde seria realizada a prova.  Mas, devido há alguns imprevistos relacionados à polícia Jess se vê obrigada a aceitar ajuda, e prosseguir a viagem junto de Ed Nicholls, um de seus clientes.

Ed é um geek milionário, que está passando por diversos bocados. Correndo o risco de perder o seu emprego, além da probabilidade de ir para a prisão sua cabeça está cheia de problemas. Desse modo, a repentina viagem de carro até a Escócia acaba sendo a oportunidade perfeita dele se espairecer um pouco.

Apesar de no início a ideia de fazer uma viagem junto do Sr. Nicholls não agrade muito a Jess, que se sente desconfortável nos primeiros momentos, com o tempo acaba se tornando algo prazeroso. A viagem não muda somente a relação entre Jess e Ed, é algo muito mais profundo promovendo mudanças na vida de todos.  
“A lei de probabilidade combinada com a lei dos grandes números estabelece que, para vencer as dificuldades, de vez em quando temos que repetir algumas vezes um acontecimento para conseguir o resultado almejado. Quando mais se faz, mais perto se chega. Ou, como explico para minha mãe, às vezes, basicamente, só precisamos insistir.”
O livro é narrado na terceira pessoa sob a perspectiva de cada personagem, uma técnica que eu aprecio muito, uma vez que permite ao leitor ver diferentes respectivas de vistas de uma mesma situação, além de ser um modo perfeito para se conhecer um pouco mais cada personagem. E falando nas personagens, a Jojo está de parabéns por ter feito cada um mais cativante do que o outro, além de ter se mantido fiel nas características de cada um. Pessoalmente eu fiquei encantada com o jeitinho da Tanzie, que é um amor de criança.

Algo que me chamou atenção na narrativa e que me comoveu foi a presença do cachorro Norman, que apesar de se tratar de um animal de estimação, não foi deixado de lado ao longo da narrativa. Ele acompanhou a família desde o início até o final do livro e sendo fiel a todos.

A leitura do livro "Um Mais Um" consegue prender o leitor ainda nas primeiras páginas, além de ser extremamente prazerosa, pelo menos foi comigo visto que eu comecei a ler e não queria mais largar o livro!


You Might Also Like

9 comentários

  1. Essa Jojo Moyes arrasa! Li todos os livros dela lançados pela Intrínseca, e todos são maravilhosos, é comprar, começar a ler e não desgrudar do livro até acabar! E não posso esquecer, morrer de chorar! Amo!

    Sorte no blog! Ele tá muito lindo, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da Jojo, apesar de que o famoso "Eleanor e Park" me espera na minha estante."Um Mais Um" não me chamou a atenção pela sinopse, mas ver as palavras de alguém que leu toda a história mudou um pouco minha visão.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru,

    Nunca li nada da autora, tenho dois livros aqui em casa, só que ainda não arrisquei. Quero muito ler esse livro, adorei sua resenha.
    Pretendo ler algo dela ainda esse ano.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro!!! Amo os livros da Jojo, ela arrasa! Resenha ótima! Beijo

    http://www.blogproscenio.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha incrível, sério quero fazer resenhas assim tão boas quanto as suas, parabéns!
    <3
    Te indiquei na Tag de Tudo Um Pouco, vem conferir! beijão! <3 umagarotasemestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já li um livro da Jojo e amei (A Garota que você deixou pra trás). Depois desse livro eu me interessei muito na autora, ainda não tinha ouvido falar desse livro dela, mas pela resenha parece ser muito, muito bacana. Vou colocar na minha lista de livros pra ler. Ahazzou na resenha, adore.
    Sucesso com o blog. Beijos <3.
    noite-de-outono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Acho que esse livro e muito interesante e que podo gostar dele muito.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive oportunidade de ler este livro, mas tenho muita curiosidade. Ótima sua resenha. Beijos!
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu li "Como eu Era Antes de Você" da Jojo e me apaixonei, a escrita dela é mesmo muito envolvente. Confesso que a sinopse desse livro não me chamou muita atenção, mas só tenho visto resenhas maravilhosas e acho que vou dar uma chance para ele.
    Adorei as fotos, porque sou fã de fotos.}
    HAHAHA
    Beijos

    Paradise Books

    ResponderExcluir