Resenha: 1984

16:06

Título: 1984
Autor(a): George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 416
Classificação: 5/5

Já perdi a conta de quantas vezes escutei falar sobre George Orwell e suas obras, e foi conversando com um amigo que eu recebi a sugestão de ler "1984". Reconheço que demorei um bom tempo até finalmente comprar o livro, algo que eu fiz no início de 2015 quando fiz uma meta para mim mesma de que esse ano eu iria ler mais clássicos e o que poderia ser melhor iniciar essa minha meta lendo uma obra do Orwell? Acho que nada. Esse cara é simplesmente um grande gênio.
"1984 - Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'"
Em "1984" a divisão de mundo que conhecemos já não existe mais. No mundo alternativo criado por Orwell existem apenas três grandes continentes: Oceania, Eurásia e Lestásia. A Oceania - o maior dos impérios, governa toda a Oceania, América, Islândia, Reino Unido, Irlanda e grande parte do sul da África. A Eurásia - o segundo maior império, governa toda a Europa (exceto Islândia, Reino Unido e Irlanda), quase toda a Rússia e pequena parte do resto da Ásia. A Lestásia - o menor império, governa países orientais como China, Japão, Coreia, parte da Índia e algumas nações vizinhas. E ainda existem os territórios sob disputa, como o norte da África, o centro e o Sudeste da Ásia e a Antártica permanecem em disputa. E a guerra é uma constante nesse novo mundo. Não importa contra quem é, ou o fato de sempre estarem mudando de lado. Em um momento a Oceania está em uma guerra contra a Eurária, e em outro momento se encontra em guerra com a Lestásia.
O mapa do mundo de acordo com 1984. Em rosa, as áreas dominadas pela Oceania. Em laranja, a Eurásia e, em verde, a Lestásia. Em bege, as áreas sob disputa.

E o que a população pensa a respeito disso? Eles não têm muitas informações sobre a guerra, eles apenas sabem que estão nela. Quando isso aconteceu? Ninguém sabe dizer. E quando esse conflito deve acabar? Ninguém sabe. As pessoas da Oceania vivem em um Partido onde quem controla tudo é o Grande Irmão. Cada pessoa tem em sua casa uma teletela, um tipo de tecnologia de telecomunicação bidirecional que funcionam ao mesmo tempo como um televisor e uma câmera de vigilância, na medida em que poderiam simultaneamente transmitir a programação oficial do governo e filmar o que acontece em frente ao aparelho. O Grande Irmão está de olho em todos. Ele controla tudo, desde a vida das pessoas até a história. Pinturas, músicas, livros, jornais... Tudo é reescrito com a finalidade de atender as necessidades do sistema.  E como se isso não bastasse também há a Polícia das Ideias, que não pensa duas vezes antes de expurgar alguém por ter pensamentos. Pensar por si mesmo é um verdadeiro crime.
"Quem controla o passado controla o futuro; quem controla o presente controla o passado', rezava o lema do partido."
E é neste contexto que é apresentado ao leitor Wintson Smith, um homenzinho de trinta e poucos anos que vive em Londres e que trabalha como balconista no Departamento de Registros do Ministério da Verdade , onde o seu trabalho é reescrever documentos históricos para que eles correspondem a constante mudança atual linha do partido. E assim como a guerra é uma constante a vida de Smith também parece ser uma constante, pacata. Ele passa boa parte de suas horas no trabalho e quando chega a sua casa bebe um pouco de gim e fuma alguns cigarros e às vezes fica observando pela janela o Ministério do Amor (ou Miniamor) se perguntando o que acontece dentro daquele grande prédio, isso é um verdadeiro mistério para toda a população. A única vez que ele fez algo que fugiu completamente de sua rotina foi o dia em que ele comprou um caderno em um antiquário, mas logo se arrependeu da ideia e deixou o caderno guardado em uma gaveta.

Na época Smith nunca pensou que algum dia iria encontrar alguma utilidade para o caderno, na verdade, achava que isso poderia trazer algum tipo de problema para ele caso a Policia das Ideias o descobrisse. Contudo, depois de um dia de trabalho ele decide escrever um pouco de seus pensamentos à respeito do Partido, do Grande Irmão. Ele relata informações bastante profundas sobre a sua "revolta"  do Partido, sobre seu fingimento durante a Semana do Ódio, da esperança que ele sentiu ao olhar nos olhos de seu colega O'Brien e mesmo sem trocar palavras Smith tinha a sensação de que ambos sentiam-se da mesma maneira em relação ao Partido, e também relatou a sua raiva por sua colega de trabalho Júlia.
"Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força."
É dessa forma que ele acaba cometendo o pensamento-crime, e para não levantar nenhum tipo de suspeitas ele continua seguindo com sua vida normalmente e sendo cuidadoso durante conversas com alguns de seus vizinhos para não levantar nenhum tipo de suspeita para si mesmo, afinal a Policia das Ideias possuem vários espiões, até as crianças são ensinadas para espionar com o proposito de delatar os infratores, até mesmo os próprios pais se for preciso. O Partido transformou a sociedade e as famílias de um modo geral. O casamento tinha de ser permitido por alguém e não deveria envolver nenhum tipo de atração entre homem e mulher, o sexo não deveria ser algo prazeroso e sim uma obrigação com o Partido e as crianças parecem não respeitar seus pais, no geral.
"Pensamento duplo indica a capacidade de ter na mente, ao mesmo tempo, duas opiniões contraditórias e aceitar ambas."
E em uma noite após o trabalho ele acaba passando no mesmo antiquário aonde comprou o caderno alguns meses atrás, e acaba comprando mais um objeto que ele considerou interessante e aproveita o momento para fazer uma espécie de amizade com o proprietário do local, um senhor de idade que conheceu Londres antes da guerra, antes do Partido, antes do Grande Irmão. E quando ele está voltando para seu apartamento ele repara que estava sendo seguido por Júlia, e é inevitável que a raiva e outros sentimentos terríveis em relação à mulher que provavelmente é uma espiã da Policia das Ideias. Contudo, mais tarde é revelado que Júlia o ama e Smith passa a ter encontros secretos com ela, onde conversam sobre a possibilidade de Emmanuel Goldtsein(declarado como o inimigo do Partido) e de seus seguidores que planejam acabar com o partido. É como se existisse uma pontada de esperança em Smith, ao saber que Júlia e O'Brien também estão do seu lado e que pensam da mesma forma que ele. Contudo, as aparências enganam e nem sempre as pessoas são o que elas aparentam ser.
 "Quando você ama alguém, ama essa pessoa e mesmo não tendo mais nada a oferecer, continua oferecendo-lhe o seu amor."
Diferente de alguns livros que eu leio em um ou três dias, no máximo, "1984" exigiu um pouco mais de tempo da minha parte. A leitura está longe de ser fácil, e em alguns momentos é tão descritivo e detalhista que se você desviar a sua atenção por um minuto acaba perdendo o fio da meada. E me arrependi por ter demorado a ler tanto esse livro, que é uma verdadeira obra de um gênio. Não é para tanto que em 2005, a revista Time listou o romance como uma das cem melhores obras de língua inglesa publicadas desde 1923. Além de ser a obra mais importante do século de acordo com algumas pessoas, uma vez de que Orwell mostrou o futuro como algo tão horrível ao ponto das pessoas lutarem para impedir que isso aconteça, portanto, a qualquer sinal de tirania as pessoas vão lutar contra ela.

Ao longo da leitura é perceptível que George Orwell se inspirou nas características dos governos totalitários nazista e fascista, e se levar em conta que a obra foi publicada quatro anos após o término da Segunda Guerra Mundial. E também é notável que ele acabou servindo de inspiração para o reality show Big Brother, a história em quadrinhos V de Vingança e o filme Equilibrium.

E por mais que o final não tenha sido da form que eu imaginava, recomendo esse livro para todas as pessoas. "1984" é uma obra que todo mundo deveria conhecer de tão brilhante que é mesclando questões meio filosóficas com questões históricas ao longo da história. Esse livro definitivamente entrou para a minha lista de livros favoritos.

You Might Also Like

16 comentários

  1. Parece um ótimo livro, eu gostei dos trechos que colocou no post, e a capa é linda,
    Fiquei curiosa para ler

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  2. Quando olhei o tamanho do post pensei "ai que preguicinha de ler" mas ainda bem que deixei a preguiça de lado, porque, que livro maravilhoso! Filosofia, história e um ótimo enredo, três coisas que eu amo em um livro só! Quero comprar ele LOGO! Eu conhecia o autor pelo livro "A revolução dos bichos" (que infelizmente, ainda não consegui comprar) Agora tornou-se uma obrigação comprar os DOIS! hahah Parabéns pela resenha e muito sucesso pra ti Bruna!

    www.palavrasrepetidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente eu não gosto de fazer posts gigante como esse, pois sei que uma parcela das pessoas tem preguiça de ler, mas fico feliz que você não deixou a preguiça falar mais alto! Eu ainda não li "A Revolução dos Bichos", e depois de "1984" pretendo comprar mais obras do George Orwell.

      Excluir
  3. Parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler pois me surgiram várias dúvidas *-*
    Beijão
    blogyasminblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é genial, uma verdadeira obra de gênio, e a medida que você vai lendo as suas dúvidas vão sendo respondidas.

      Excluir
  4. Cara Bruna, vim retribuir a sua visita. Realmente esse é um livro bom. Observando o mundo, com olhos de ver, a partir dele (o livro), vivemos o contrário: muitos observando poucos. Na história poucos observam mundos. Vivemos numa sociedade absolutamente vigiada, como já dizia Gilles Deleuze. Belo blog. Muito grata pela visita. Um abraço, Mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por retribuir a visita, sempre seja muito bem-vinda aqui no Escritora Whovian <3

      Excluir
  5. Oie Bruna,
    Que resenha maravilhosa, eu tenho esse livro desde o ano passado, ainda não li mas pretendo ler em breve. Outra obra maravilhosa é A Revolução dos Bichos, super indico a leitura, a genialidade de Orwell é realmente sem igual e esse livro que te indiquei só vai te confirmar isso!
    Beijos
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação de "A Revolução dos Bichos", mais do que nunca agora eu quero ler mais livros do George!

      Excluir
  6. Oi Bruna! :)
    Eu me senti mal agora. Já ouvi falar muito desse autor e do livro, mas, nunca tive coragem de dar oportunidade. Achei que fosse ser uma leitura chata e tal. Mas, agora que li sua resena fiquei encantada!
    O escritor é um gênio e o livro parece maravilhoso! Vou correr pra bibioteca da minha cidade pra pegar emprestado!
    Ótima resenha e obrigada pela dica de leitura! <3

    Beijos!

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai se arrepender de ler esse livro, é simplesmente genial, tanto é que entrou na minha listinha dos meus livros favoritos!
      Bjs!

      Excluir
  7. Acredita que esse é um dos livros que eu tenho que ler pra faculdade? Estou te falando, cê vai adorar o curso ahaha
    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Morro de vergonha de dizer que eu, formada em publicidade AINDA não li este livro!
    Adorei tua resenha, vou correr pra ler :D

    www.quefrescurajeny.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa sentir vergonha por ainda não ter lido o livro, e eu tenho certeza que você vai adorar de tão genial que é a história!

      Excluir